• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Belas Letras: Giselle Sauer



    Você deve ter visto por aí as fotos lindas que o papai mais pop do Brasil, Marcos Piangers, posta para ilustrar as suas crônicas sobre paternidade. A responsável por alguns dos cliques é Giselle Sauer, fotógrafa que se destaca pela simplicidade dos momentos que registra. Para Giselle, a fotografia deve acompanhar não só o crescimento de uma criança, como também as situações cotidianas que fazem parte da história de uma família.
    Conversamos com a fotógrafa que lança neste mês Brincar, clicar, amar, um compilado de dicas e instruções para as mamães de primeira viagem que vão querer recordar os momentos dos seus pequenos no futuro.




    Belas-Letras: De onde veio a sua paixão pela fotografia?

    Giselle Sauer: Meu avô gostava de fotografar e então temos muitos registros de infância. Na adolescência eu sempre carregava uma câmera comigo, fosse uma descartável ou qualquer outra, e assim não deixava de registrar as coisas ao meu redor. Mas isso só virou um hobby oficialmente aos 30 anos e, uma vez que a gente ama muito um hobby, acaba por querer tê-lo como profissão. E foi isso que aconteceu.

    BL: Qual é a maior dificuldade em fotografar crianças?

    Giselle: É muito complicado enumerar dificuldades, pois com o tempo eu fui aprendendo que tudo precisa ser no tempo deles. Sempre me identifiquei com crianças, fui professora durante alguns anos e isso foi um aprendizado enorme. Por vezes eu acho que o mais difícil são os pais e as suas expectativas, as crianças estão sempre prontas para a folia e eu só preciso estar pronta para registrar suas façanhas.


    BL: Qual é a sua visão e opinião sobre a fotografia digital e o fato de os velhos álbuns de família estarem cada vez mais raros?

    Giselle: Eu acho que a fotografia digital é uma revolução, levou o acesso a todas as camadas e facilitou muito que se registre os momentos mais importantes e divertidos. Ver a frequência com que as pessoas imprimem suas memórias diminuir é algo que me deixa extremamente triste, pois somos todos feitos de histórias e não há nada melhor do que folhear um álbum antigo ou resgatar as fotos perdidas em baú. Somos feitos daquilo que contam de nossos pais e dos pais de nossos pais e assim por diante. Quando a geração de hoje tiver seus filhos, teremos uma lacuna gigantesca na história impressa e estes arquivos talvez estejam perdidos em alguma mídia digital antiga.

    BL: Como o livro contribuirá para o seu trabalho como fotógrafa?

    Giselle: O livro é um compilado de tudo aquilo que explico e ensino aos pais quando os fotografo. Ele não só ajuda a mostrar o quanto um fotógrafo especializado é importante para auxiliar os pais a identificarem as fases que passam rápido, como também a importância de ter registrado todo o amor que existe numa família visto pelos olhos de alguém de fora.



    Esse foi apenas um pedacinho da entrevista que a Belas Letras fez com a autora, para poder conferir o restante, é só visitar o blog deles.

    Espero que tenham gostado.
    Um grande abraço e até a próxima.

    Top 05: Séries Favoritas

    Olá pessoal!
    Hoje eu trago para vocês o meu primeiro post aqui no blog, e nele eu venho falar das minhas cinco séries favoritas.



    How To Get Away With Murder trata-se de uma serie que acompanha a vida de Annalise, professora de direito criminal e advogada de sucesso, conhecida pela sua disposição a fazer de tudo para ganhar um caso, e de seu grupo de estudantes escolhidos para trabalhar em sua firma, que competem por um troféu que pode os livrar de qualquer prova aplicada por sua professora.
    A série também retrata personagens homossexuais, abordando assuntos considerados “polêmicos” como estupro e racismo. Além de mostrar as várias faces do ser humano.







    A série se passa 97 anos após uma guerra nuclear devastadora que dizimou quase toda a vida na Terra. Os sobreviventes conhecidos são os moradores de doze estações espaciais em órbita da Terra, que já viviam nesta antes do fim da guerra. As estações espaciais se uniram para formar uma única estação, chamada "Arca", onde cerca de 2,400 pessoas vivem sob a liderança do Chanceler Jaha. Apos das falhas nos sistemas de suporte de vida da Arca, 100 prisioneiros juvenis são declarados "dispensáveis" e enviados para a superfície em uma última tentativa de determinar se a Terra é habitável novamente em um programa chamado "Os 100". Os adolescentes encontram um belo planeta que eles só viam do espaço. Confrontando os perigos deste novo mundo acidentado, eles lutam para formar uma comunidade.



    A série é baseada quatro meses após o trágico acidente de carro que matou os pais. Elena Gilbert, que tem 17 anos, e seu irmão, Jeremy, que tem 15 anos, ainda estão aprendendo a lidar com o luto e seguir suas vidas adiante.
    Elena sempre foi a "garotinha perfeita": popular, bonita, e cheia de amigos. Quando o novo ano escolar começa, Elena e suas colegas ficam "loucas" por um misterioso e charmoso novo colega, Stefan Salvatore. Ele e Elena ficam imediatamente próximos, sem que a garota saiba que Stefan é um vampiro com centenas de anos de idade, que está lutando por uma vida pacífica entre os humanos. Enquanto seu irmão, Damon, é o personagem da violência e brutalidade dos vampiros. Agora esses dois irmãos vampiros (um bom e um mau) estão em guerra pela Elena e pelos seus amigos, família, e todos os habitantes da pequena cidade de Mystical Falls.





    The Flash surgiu derivada de Arrow, porém rapidamente saiu da sombra de sua”série mãe”. Ao assumir uma identidade própria, as comparações diminuíram e seu desenvolvimento pôde ser muito mais orgânico.
    Em Arrow ficamos sabendo que Barry Allen é um cientista forense com um especial apreço por casos inexplicáveis, isso porque sua mãe foi assassinada sob circunstâncias incomuns, culminando na injusta prisão de seu pai pelo crime. Contudo, nosso protagonista acaba também se tornando algo inexplicável quando é atingido por um raio que lhe confere uma velocidade sobre-humana. Ao mesmo tempo ficamos sabendo que seu acidente é na verdade fruto de uma pane no Acelerador de Partículas dos Laboratórios S.T.A.R.



    Pretty Little Liars conta a historia de cinco amigas inseparáveis que têm suas vidas mudadas para sempre quando uma delas, a líder do grupo, desaparece misteriosamente. Um ano depois, Alison ainda está sumida e ninguém sabe se ela ainda está viva. De forma trágica, o destino une Aria, Emily, Hanna e Spencer novamente. Mas o caos se instala na vida das quatro garotas quando elas começam a receber mensagens de texto de alguém que se comunica por "A", ameaçando revelar segredos que só Alison poderia saber. Além de terem que lidar com um segredo que tentam manter a todo o custo, as quatro amigas têm vários problemas pessoais a resolver na pequena cidade onde moram: conflitos na família e relacionamentos amorosos não ficam de fora do dia-a-dia de cada uma delas.


    Lançamentos: Editora Pensamento

    Olá pessoal, tudo bem?
    Hoje eu venho trazer para vocês os lançamentos do mês de Abril da Editora Pensamento.



           
    Justo quando Della estava começando a achar que tinha encontrado a sua tribo em Shadow Falls, sua vida vira do avesso novamente. Depois de ser vítima de um vírus mortal, ela precisa fazer a difícil escolha de ser uma Renascida, um tipo de vampiro mais forte e poderoso. Essa é a sua única chance de sobrevivência. Mas ela tem um preço: Della terá que ficar eternamente ligada a Chase. Será que a atração que ela começa a sentir por ele é real ou tem a ver com essa ligação? E o que acontecerá com Steve, o metamorfo? E se já não bastasse os problemas com o coração, enquanto Della investiga seu mais recente caso, ela descobre uma prova chocante de que seu pai está envolvido num crime do passado. Isso a faz questionar tudo o que acredita ser verdade, e o seu lugar num mundo que ela pensava conhecer tão bem.







    Você já teve a estranha sensação de que um sonho não era exatamente apenas um sonho? Acordou e percebeu que ainda estava sonhando para somente depois acordar de verdade? E que poderia ter visitado na realidade outra dimensão? Já ouviu falar em projeção astral, sonhos lúcidos, visão remota ou outras formas de experiência fora do corpo? Neste livro, Anthony Peake revela que todas essas estranhas experiências são apenas elementos de ummesmo fenômeno, que pode nos proporcionar uma visão mais profunda e esclarecedora da consciência humana e ser um instrumento fantástico de autoconhecimento e crescimento pessoal.











    No Irã a homossecualidade pode ser um crime, mas um homem aprisionado no corpo de uma mulher é algo visto como um erro da natureza e a mudança de sexo é um procedimento legal e acessível. Como homem, ela poderia se casar com Nasrin. Será que vale a pena sacrificar seu verdadeiro eu para salvar o amor de sua vida?












    Damien Lewis nos conta uma história incrível, até então inimaginável, do capítulo mais secreto da história do Serviço Aéreo Especial (SAS) britânico. Oficialmente, a unidade de forças especiais de elite mais secreta do mundo foi dissolvida no final da Segunda Guerra Mundial e não voltou à ativa até a década de 1950. Lewis nos revela que,na realidade, o SAS nunca foi extinto. Pela Europa devastada, os Caçadores perseguiram os criminosos de guerra e pos comandantes da SAS dos campos de concentração e descobriram, antes de todos, os horrores do regime de Hitler e alguns dos mais tenebrosos segredos da nova guerra: a Guerra Fria e a crescente ameaça da Rússia de Stalin.








    Todos os dias, a mídia social faz o upload e tudo que despejamos na internet para criar um "arquivo mental" dos usuários. Com base nesse arquivo, milhares de engenheiros trabalham para criar a ciberconsciência. Dentro de uma ou duas décadas, esse trabalho resultará em nossos "clones mentais". Martine Rothblatt mostra como estamos perto de obter uma simulação integral do cérebro humano. Ela mostra com o que iremos nos deparar à medida que a relação com nosso eu digital evolui e se aprofunda, e nos oferece instrumentos filosóficos e tecnológicos para compreendermos as implicações do avanço da Inteligência Artificial. Além disso, também reflete sobre numerosas questões éticas e morais, antes que essa tecnologia se torne viável e acessível a todos.








    Steven Rockefeller apresenta um breve panorama histórico da democracia liberal e da desigualdade econômica, destacando os princípios da Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Com objetividade e uma análise equilibrada, o professor Rockefeller propõe uma nova e perspicaz visão da igualdade e da sustentabilidade como dois ideais de transformação que se tornaram inter-relacionados e são as principais chaves para um futuro promissor. Um convite à reflexão, que nos desafia a encontrar formas mais benevolentes de atender às necessidades humanas e ao mesmo tempo preservar o planeta Terra.








    Osho traz nessa obra os mais complexos conceitos filosóficos do Zen budismo, traçando uma linha cronológica que vai desde o nascimento da doutrina na Índia até seu floescimento no Japão, e mostra a trajetória de uma das maiores escolas filosóficas do budismo. Uma jornada de entendmento definitivo sobre o Zen que só pode ser empreendida com a orientação de um grande mestre.














    Luz sobre o Yoga é um clássico, cujo autor, consagrado internacionalmente, foi um dos mestres do yoga mais celebrados da atualidade. Agora, em edição integral e com novo formato, esta obra é uma fonte de conhecimento para os interessados nessa prática e o guia essencial para todos, do iniciante ao praticante avançado. Este guia inclui orientações passo a passo, com fotos do próprio B.K.S. Iyengar para cada rotina de yoga, um plano semanal de desenvolvimento para permitir um progresso gradual da técnica, a filosofia do yoga para a vida e introdução aos aspectos espirituais do yoga.





    Facebook: Grupo Editorial Pensamento  Fonte da Leitura


    Espero que tenham gostado.
    Um grande abraço e até a próxima.

    Editora Parceira: D'Plácido

    Olá pessoal, tudo bem?
    É com imensa alegria e satisfação que eu venho informar a vocês, que o Fonte da Leitura, agora é parceria da Editora D'Plácido! Eu fiquei muito feliz quando vi meu nome na lista de aprovados da editora, eu gosto muito de todos os títulos dela, e essa parceria foi um voto de confiança maravilhoso para com o blog.


    A Editora D'Plácido (pronuncia-se Dêplácido, tudo junto! ;D) começou em 2013, com o objetivo de ser uma editora especializada em literatura jurídica, e assim foi até o final de 2013, quando se percebeu a necessidade de ampliar as áreas de atuação da editora. Como os livros Y.A estavam em pleno crescimento, decidimos entrar de cabeça neste nicho, mas com intenção de fazer diferente: publicar jovens autores brasileiros. Quem melhor para contar histórias para jovens do que os próprios?

    Hoje com um catálogo com mais de 150 títulos, a Editora D'Plácido tem orgulho de ter ganhado, em 2015, o 1º lugar no Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Direito, que deu uma visibilidade maior para a editora e fez com que mais autores confiassem na gente para publicar seus livros. E, para esse ano, decidimos ter um estande só nosso na Bienal do Livro de Minas, que é mais um grande passo pra gente e que vai fazer com que nossos autores e livros tenham mais visibilidade ainda.



    "Unhas mal pintadas de preto e camisas de bandas. Ela ama O Diário de Bridget Jones, chocolate, e a banda Misfits. Odeia trovões, lágrimas, e ser chamada de criança. Sara Alcântara tem 17 anos e, como qualquer garota de sua idade, tem um relacionamento de amor e ódio com a mãe, com seus estudos, e com a própria vida. Ama suas amigas, que são seu suporte, e sua base. Tira boas notas na escola, por obrigação, mas deseja ser artista, porque pintar é sua verdadeira vocação.
    Até aquela paixão adolescente, platônica, ela possui. Ele tem nome, sobrenome, e grau de parentesco. Rodrigo Guano é seu primo, e sonho de consumo de toda a população feminina da pequena cidade de Santa Fé, onde moram. Tudo muda quando ele a beija pela primeira vez. Então o mundo pode acabar, regimes podem cair, terremotos podem engolir a terra em rachaduras intermináveis, e Sara ainda estaria feliz. Ou assim ela pensa ser, até que viaja para Paris, para passar as férias. Quando volta, tudo está diferente, inclusive ela. Sara se vê inserida num triângulo amoroso... Ou seria um quadrado?"






    Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal?









    Há algumas décadas, o Brasil vivia intensos conflitos entre pessoas normais e pessoas com dons extraordinários. Visando a paz no país, as autoridades o dividiram em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.
    Alisa é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul e precisa esconder a verdade de ambos os mundos. Além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, Alisa enfrenta problemas comuns da adolescência: acha seu próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela.
    A vida de Lisa (como prefere ser chamada) se transforma completamente com um grande acontecimento no colégio e, agora, ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.






    Como vocês podem ver, eles tem um catalogo bem variado, e tem livros para todos os gostos. Tenho certeza de que você ira se encantar com pelo menos um.

    E para quem é de BH ou vai para a Bienal de Minas, vários autores da editora vão estar no estande de D' Plácido. É uma ótima oportunidade para conhecer aquele autor ou autora que você gosta.

    Facebook: Editora D´Plácido  Fonte da Leitura


    Espero que tenham gostado.
    Um grande abraço e até a próxima.

    Colunista: Bruno Tomé




    Olá, meu nome é Bruno, tenho 14 anos, moro em Uberlândia-MG. Amo ler, ver séries e quando tenho tempo gosto de ver filmes (amo ir ao cinema).   Minhas series favoritas são The Vampire Diaries, Flash, How To Get Away With Murder, The Walking Dead e Arrow.

    A minha paixão por livros começou em 2013, e por series no mesmo ano. Quem me incentivou a ler foi minha irmã, que me indicou o A Culpa é das Estrelas. Já os seriados, comecei com The Vampire Diaries (meu primeiro vício), e assim comecei a ficar vidrado nesse mundo. Gosto de livros de romance, ação e ficção cientifica, mas sempre estou aberto a novos estilos.

    De faculdade, quero fazer Ciências da Computação ou Engenharia Cívil, gosto muito de Matemática e física (amo muito mesmo). 

    Meu sonho é conhecer Amsterdã, visitar a casa de Anne Frank, o museu de Van Gogh, e vários outros pontos turísticos, claro que tem outros lugares, como Nova York, Londres,e Japão, mas não deixo Amsterdã de lado rsrs.

    Eu acompanho o Fonte da Leitura faz algum tempo, mas sempre como leitor, agora estou tendo a oportunidade de participar diretamente no blog. Eu irei trazer uma coluna semanal, onde irei falar sobre séries, filmes, e outros entretenimentos. 

    Resenha: Os Humanos



    Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.




    Esse é o primeiro livro que eu leio depois que fechei parceria com a Jangada, e devo dizer que eu comecei essa parceria com chave de ouro, pois consegui encontrar tudo o que eu gosto em apenas um livro.

    Em "Os Humanos" conhecemos a historia de um extraterrestre que é enviado a terra disfarçado de Andrew Martin (sendo que o de verdade foi abduzido), assim que chega a terra ele não tem a menor noção de como é viver aqui e os costumes, tanto que começa a andar pelado pela cidade. Depois de ser parado por policiais, ele é encaminhado para uma clinica psiquiátrica e recebe a visita de sua esposa, lá dentro mesmo estranha os hábitos dos seres humanos e faz questionamento a tudo. Mas como não pode perder tempo, pois o seu objetivo aqui na terra é eliminar uma descoberta matemática que o Andrew fez, e todas as pessoas que tiveram contato ou que soubessem dessa pequisa, então acaba dando um jeito de sair. Porém com o passar dos dias ele começa a ver que os seres humanos não são tão ruins quanto ele achava, e que eles tinham o seu lado bom, e começa a entrar em um conflito interno e também com os seus "superiores" sobre finalizar ou não essa missão.

    "Os humanos, em seu típico modo de ser, escrevem uma quantidade tamanha que não é possível dar conta. A leitura é acrescentada á grande pilha de coisas - trabalho, amor, desempenho sexual, as palavras que eles não dizem quando realmente precisam dizê-las - que os fazem se sentir um tanto inclinados á insatisfação"

    A historia é narrado pelo ponto de vista do extraterrestre disfarçado de Andrew. Podemos perceber logo no inicio do livro que ele é bem critico em relação as coisas aqui na terra, desde porque nos vestimos até nossas manias e alimentação. Ele fica bem perdido nessa vida que ele está levando, pois não tem memoria nenhuma da vida do verdadeiro Andrew, e nesse dia a dia que a historia via se desenvolvendo, ela foca nos problemas da família Martin e também na missão e nas descobertas do extraterrestre.

    Isobel é a esposa do Andrew, percebemos logo no inicio da historia que o casamentos deles estava em crise, mas mesmo assim ela ainda é apaixonada no marido. Ela estranha as novas manias do companheiro, mas acredita que é por causa do "colapso" que ele teve. Ela é uma mulher calma, atenciosa e carinhosa e que tenta segurar esse casamento que está prestes a desmoronar.

    Gulliver é o filho do casal e ele não se da muito bem com o pai, pois não segue o padrão que o Andrew desejava, ele não era um gênio. Tudo o que ele queria era um pouco de atenção e poder entrar em uma banda, mas o pai não deixa. Ele foi bem desenvolvido na historia, percebemos que está perdido e sem rumo, e não sabe o que fazer da vida, e acabou sendo um personagem tocante e muito real para mim.

    "O amor provoca medo porque o suga com uma força intensa, um buraco negro supermassivo que não parece nada visto de fora, mas, quando se está dentro ele desafia qualquer coisa dita pela razão."

    O livro acabou sendo quase o oposto do que eu esperava mas isso de maneira nenhuma foi ruim. Eu estava aguardando uma historia leve e despretensiosa, e acabei encontrando uma leitura intensa, dramática, e com humor critico. Eu adorei esse livro pois ele faz muitos questionamentos ao nossos hábitos e manias, nos faz pensar sobre o que é realmente importante em nossas vidas: Família ou trabalho?

    Ele desconstrói a imagem de seres humanos bons e maus, e mostra que todos temos os dois lados dentro de nós. Nos faz pensar sobre ter vida em outros planetas e sobre tudo o que o ser humano já descobriu e que ainda vai descobrir.  E tudo isso é reunido em apenas um único livro, que possui uma leitura fluída com personagens surpreendentes e cativantes.

    A capa e a contra capa do livro demonstram perfeitamente a essência da historia, as páginas são amareladas, as letras estão de uma tamanho bom para a leitura e eu não encontrei nenhum erro de tradução. Com certeza esse livro vai entrar para os favoritos da vida.


    Editora: Jangada
    Autor: Matt Haig
    Páginas: 310

    Livro no Skoob

    Onde comprar: Buscapé  Jangada

    Facebook: Jangada  Fonte da Leitura


    Espero que tenham gostado!
    Um grande abraço e até a próxima.