• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Meia-noite e Vinte


    Em meio a uma onda de calor devastadora e a uma greve de ônibus que paralisa a cidade, três amigos se reencontram em Porto Alegre. No final dos anos 1990, eles haviam incendiado a internet com o Orangotango, um fanzine digital que se tornou cultuado em todo o Brasil. Agora, quase duas décadas depois, a morte do quarto integrante do grupo vai reaproximar Aurora, cientista e pesquisadora vivendo uma pequena guerra acadêmica, Antero, artista de vanguarda convertido em publicitário, e Emiliano, jornalista que tem uma difícil tarefa pela frente. Captando com maestria a geração que cresceu em meio ao início da internet, Galera explora essas vidas acuadas entre promessas não cumpridas e anseios apocalípticos. Nas vozes de Aurora, Antero e Emiliano, ''Meia-noite e vinte'' é um retrato marcante de uma juventude que recebeu um mundo despedaçado e para quem o futuro pode não significar mais nada.

    Olá, galerinha. A resenha de hoje é sobre este título tão peculiar chamado meia-noite e vinte, este livro desde o começo não me empolgou muito, mas mesmo assim segui em frente com a leitura.

    A história começa com Aurora relatando como foi receber a notícia de que um grande amigo que já não era mais tão chegado assim, havia falecido. Eles eram quatro amigos, que juntos criaram uma fanzine chamada Orangotango, um site que bombou a internet no começo dos anos noventa, mas agora, após uma década eles se reencontram no enterro de Duque, um de seus integrantes mais ilustres, escritor idolatrado por muitos fãs que foi brutalmente assassinado por ter reagido a um assalto.

    Esse encontro os une de novo e durante um café relembram os velhos tempos, até que uma ligação muda o rumo das coisas, quando Emiliano é convidado a escrever uma biografia sobre Duque (Andrei), a proposta o perturba e o faz lembrar de fatos que nem mesmo Aurora e Antero sabem ou desconfiam. Agora ele tem que escolher, encarar as lembranças ou enterrá-las para sempre.


    "Tinha um pouco de receio de olhar de novo para tela do celular, pois, ao fazer isso, haveria de confirmar que, não muitas horas antes, o Andrei tinha levado um tiro de um bandido em algum lugar ali perto e estava morto." 

    Os personagens são distintos, cada um com sua personalidade Aurora é atrapalhada mas bem carismática, Antero sempre sedutor, provavelmente o único desde aquela época que ainda age como um adolescente e Emiliano que eu gostei muito do jeito dele meio misterioso e gentil, com um jeito único de falar e se expressar, mas que ganhou grande destaque na trama.

    Quase não havia personagens secundários e não tiveram relevância na trama, tudo girava em torno dos personagens principais.

    Eu não tive uma experiência tão incrível assim, não é o tipo de história a qual eu me identifique, tem um linguajar direto, com conotação sexual explícita em vários momentos. Os três protagonistas narram a história o que torna tudo muito confuso, não existe nenhuma sinalização ou menção de troca de personagens, até você perceber o que houve, você já está bem avançado na leitura.

    "Andrei Dukelsky estava morto. Sua trajetória havia sido coroada pela antítese da aventura, pelo acontecimento menos irônico que se pode conceber. O que pensei, afinal, pensando nele naquela madrugada, foi que somente depois de conhecê-lo me tornei capaz de amar alguém além de mim mesmo, de me apaixonar." 

    O enredo é detalhado até demais e ás vezes isso se torna cansativo e só começou a ter algo significativo acontecendo do meio para o fim do livro. Não contém muitas reviravoltas, tive algumas surpresas mas não achei o final muito conclusivo, embora o leitor espere por isso por conta do tipo de linguagem e a forma que o autor conduziu as coisas. .

    Eles contém folhas amareladas, fonte média padrão, capa bonita que chama a atenção e foi um livro que com certeza foi escolhido pela capa. É uma história de suspense com uma pegada de erotismo, a premissa em si não foi muito bem explorada pelo autor, mas de qualquer forma até hoje eu nunca me arrependi de nenhum livro que li, e de qualquer forma todos deixam alguma coisa em nós, e mesmo me desagradando um pouco, com esse não foi diferente.

    Eu indico esse livro para quem curte suspense e gosta de livros que afloram e instigam sua imaginação, explorando o erotismo a toda. Boa leitura!!



              Editora: Cia das Letras || Autor: Daniel Galera || Onde Comprar || Skoob

    24 comentários:

    1. Adorei sua resenha,apesar de você não ter gostado muito do livro. E ela ficou bem explicada,muito leve e a sua opinião foi muito bem feita. Parabéns. 💙

      ResponderExcluir
    2. Ola
      não conhecia o título, mas fiquei bem curiosa diante dessa trama, ainda mais porque gosto muito de suspense sim. Gosto quando os enredos são bem explicativos, apesar de compreender que pode ser cansativo né?! Enfim, adorei sua recomendação e gostaria de poder fazer essa leitura também.
      Beijos, F

      ResponderExcluir
    3. Olá!
      Eu não conhecia o livro, mas admito que nem fiquei curiosa. Gosto muito de suspense e esse parece super massante. Gostei da sua resenha e vou passar a dica, porque não quero acabar me decepcionando e abandonando o livro pela metade.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    4. Oie, tudo bom?
      Esse livro tem tudo que eu não gosto, rs.
      Erotismo exagerado, confusão na narrativa, personagens rasos... Passo a dica dessa vez, mas obrigada!! Pelo menos a capa é bem bonita, kk

      ResponderExcluir
    5. Oi!
      Apesar da sua maravilhosa resenha, infelizmente não me senti atraída por esta leitura.
      Não é a primeira vez que leio uma resenha comentando que o livro é cansativo e não consegue prender o leitor. Uma pena, pois a premissa é até legal.
      Mas acontece. Com certeza alguém irá gostar.
      Valeu a dica!
      Beijinhos
      Rizia Castro - Livroterapias

      ResponderExcluir
    6. Oiee Vanessa ^^
      Eu ainda não conhecia este livro, mas confesso que não me atraiu muito. Eu sempre fico perdida quando são vários personagens narrando, e o autor não fala quem é que está falando naquele momento...haha' quando finalmente descubro quem é, já se passou uma página. Saber que é uma obra com um quê de erotismo me deixou um pouco mais desanimada :/
      Uma pena que não tenha sido uma leitura tããão boa para você, acho que não leria.
      MilkMilks ♥
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    7. Oi
      Esse livro não me atrai de fato, apesar de considerar alguns pontos destacados acima creio que não o leria, pelo menos não nesse momento. Achei interessante o fato do livro praticamente dispensar os personagens secundários, nunca li nada assim e acredito que deve ter sido uma experiência bem legal, quanto a mudança de narrador sem aviso prévio confesso que fiquei desanimada, mas o fato de não ocorrer recorrentemente alivia a situação. Como eu disse, alguns pontos até me chamam a atenção, mas não creio que o lerei, pelo menos não por agora.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    8. Já li outra resenha sobre esse livro, não lembro se negativa ou positiva, mas não me deixou curiosa pra ler, e apesar da sua ter ficado ótima, não é meu tipo de livro também, então acho que não farei uma boa leitura, assim como você.
      Mas obrigada pela dica!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    9. Já tinha visto esse livro por aí e confesso que nem a capa me atraiu. A trama eu não conhecia, mas por ter visto que é um enredo que te deixa confusa me desestimulei ainda mais em ao menos folhea-lo. Gosto de suspense, mas não de enredos confusos. Passo a dica sem sombra de dúvidas! Bexitus!

      ResponderExcluir
    10. Olá!
      Não achei muito interessante nem a capa nem a premissa é. Otitulo não me atraiu rsrs.
      Gostei muito da tua resenha bem sincera .
      Correndo de leituras cansativas e com conclusões estranhas rsrsrs

      ResponderExcluir
    11. Oie!!
      Eu adoro livros de suspense, sabe aqueles que nos deixam ansiosas e desejando sempre mais? Pois é... mas eu acho que eu não posso ler esse livro que eu não o conhecia até hoje, porque eu sou muito chata com livros, não gosto de histórias muito detalhadas como me pareceu ser esse. E se ele demora muito pra engrenar, eu não consigo me prender muito.

      beijos
      Livros & Tal

      ResponderExcluir
    12. Que pena que não foi uma experiência muito boa. Lembro desse livro quando ele foi colocado entre as opções de solicitação da editora e lembro até que cogitei solicitar, nas acabei optando por outros.
      Eu não curto muito enredos mais detalhista, gosto de histórias objetivas, então esse excesso de detalhes me incomodaria também.

      Beijos

      ResponderExcluir
    13. A premissa me interessou muito , mas após sua colocação sobre algumas coisas meu interesse se perdeu.
      Detalhar muito pode ser um grande problema se o autor não souber conduzir bem o enredo, pois pode se tornar muito cansativo , como você falou , e isso é bem chato. Outra coisa, é bem ruim quando o livro demora para ter sentido, e sem dúvidas essa divisão das lembranças atrapalha bastante. Que bom que você pensa como eu, também acho que toda leitura é válida inclusive as que não nos agradam tanto. Beijos do Wes

      ResponderExcluir
    14. Olá!
      Que pena que a história não te conquistou. A premissa tinha me chamado a atenção, mas acredito que todas esses pontos que você citou me desanimou um pouco, porque é realmente chato você só entender uma leitura no final dela. Enfim, deixo essa dica de lado, por enquanto.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    15. Olá, achei a premissa do livro interessante, com essa reunião de amigos após a morte de um deles, mas os pontos negativos levantados na resenha já não fiquei tão animada para ler ele.

      ResponderExcluir
    16. Olá!!!

      Adorei a resenha principalmente pela sua sinceridade. Diferente de você a capa não me empolgou a fonte do titulo achei meio pombo, então não correria o risco de comprar por ela. Também não é meu tipo de livro, mas para cirte o gênero pode ser uma boa pedida, para quem não curte é melhor ficar longe para não se decepcionar. Você falou dos pontos negativos sem afender a obra e o autor e eu aprecio muito isso em uma resenha, está infinitamente de parabéns pelo ótimo trabalho.

      Beijos e sucesso!!!

      ResponderExcluir
    17. Sabe que a li a sinopse e sua resenha, mas não consegui achar o ponto central da história, o objetivo da premissa, a história parece ser bem detalhada e os personagens bem construídos, mas isso pode acabar um pouco cansativo, como de fato, você mencionou. Ainda assim a capa e a sinopse parecem boas, talvez eu leia futuramente. Ótima resenha!

      ResponderExcluir
    18. Talvez o enredo muito detalhado viesse a me cansar, mas ainda assim, achei interessante a premissa e quero conferir a leitura!!!
      Beijos

      ResponderExcluir
    19. Olá!
      Ainda não conhecia esse título e, apesar de a premissa ter sido interessante, não fiquei muito animada para ler, pois as coisas parecem ser muito lentas e livros assim não funcionam pra mim. Acho que faltou um pouco de agilidade nessa história para que ela me agradasse, por conta disso, vou deixar a dica passar.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    20. Olá!!

      Eu ainda não conhecia esse livro é confesso que achei esse nome bem diferente, atrativo. Pena que a trama não me atraiu em nada. Parece sim ser interessante o que o autor quis trabalhar, mas fico receosa mediante a seus comentários e a forma como ele trabalhou essa troca de narrador sem deixar explícito. Esse não é um tipo de livro que eu leria agora, mas obrigada pela dica.

      Ingrid Cristina
      Plataforma 9¾

      ResponderExcluir
    21. Olá, tudo bom? Mesmo com tantos pontos negativos em sua leitura, eu fiquei muito curiosa para conferir esse livro, pela premissa que ele traz. Essas coisas de mistério entre amigos que mexe no passado e com isso as coisas se desenrolam me agrada bastante e confesso que nunca li um mistério com uma pegada erótica e isso me deixou ainda mais curiosa! Enfim! Acho que vou dar uma chance para a obra.

      Beijos!!

      ResponderExcluir
    22. Olá, tudo bem?
      Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não me interessei muito por ele. Mesmo antes de começar a sua resenha, a sinopse já não me atraiu. Além disso, os pontos negativos que você destacou na resenha me incomodariam muito, principalmente o fato de não haver indicação quando muda o personagem que está narrando. Detesto livros que alternam a narração sem nenhuma indicação, porque sempre me perco na história.
      De qualquer forma, adorei sua resenha e a sua sinceridade.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    23. Oi!
      Estava começando a me empolgar com a resenha até saber que o enredo é bem cansativo na maior parte do livro, isso me desanima muito de ler qualquer obra, afinal se o autor não consegue te prender em 50% do livro é quase que um tempo disperdiçado a leitura, fora isso de não ter indicação de quem está narrando naquele momento, isso me deixaria muito confusa.
      Mas apesar desses pontos fracos a proposta do livro parece ser muito interessante, afinal os protagonistas viveram o início da internet, e ver o que cada um se tornou anos depois deve ser interessante

      ResponderExcluir
    24. Ooi,
      Não conhecia o livro, mas posso dizer que nem a capa nem o título me chamam muito a atenção. Eu gosto de suspenses e a premissa do livro parece legal, mas pela sua resenha pude perceber que o enredo não convence muito. Então acho que deixo a dica passar.

      Corujas de Biblioteca

      ResponderExcluir