• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Dear White People - 1ª Temporada

    "As mais refinadas faculdades americanas podem representar uma enorme carga de estresss para seus alunos. Tensões sociais, a pressão acadêmica e o medo que vem com a chegada à idade adulta podem ser aterrorizantes. Pior que isso, só se você for um afro-americano, tendo que lidar com os alunos majoritariamente brancos e os estigmas associados a você pela sociedade. "




    Dear White People é adaptada de um filme de mesmo nome de 2014, que inclusive tem alguns membros do elenco em comum. Quando falamos de Dear White People é impossível não se lembrar da polêmica que envolveu essa série um tempo atrás. Quando foi liberado o primeiro trailer, a série sofreu grandes acusações de promover "racismo reverso", levando pessoas a cancelarem suas contas na Netflix. O que é um completo exagero, racismo reverso não existe.

    A série possui 10 episódios e optaram por dividir esses episódios entre 5 personagens, assim ficando dois episódios sendo contados do ponto de vistas de cada um. Isso acabou por ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, visto que os primeiros personagens acabam tendo um desenvolvimento mais apressado, mas que a série até que conseguiu lidar bem com isso.

    O maior destaque da história está em mostrar a comunidade negra de forma mista e plural, demonstrando que não existe um padrão de vida vindo de pessoas negras, existem aqueles preocupados com causas sociais, e também aqueles que não se importam muito, mas mais ainda a série ainda deixa claro que não se importar não deixa de ser um ato de resistência contra as injustiças raciais.


    Entre os principais personagens, primeiro temos Samantha, interpretada por Logan Browning. Sam é a personagem que mais se destaca durante a série, mesmo quando o episódio não é focado na personagem, ela rouba a cena em vários momentos, e também é muito interessante ver os conflitos da personagem que é uma militante do movimento negro, mas tem um namorado branco, e como a comunidade negra da universidade reage a isso.


    E temos Coco Conners, interpretada por Antoinette Robertson. Acho que a personagem demonstra muito bem a relação da menina negra com sua aparência. E mesmo não sendo uma grande atuação, Robertson passa muita naturalidade em seus diálogos.


    O elenco ainda conta com Marque Richardson, interpretando Reggie Green, que juntamente com Logan Browning são as duas peças mais talentosas do elenco. Mas também vale notar que os diálogos dele são melhores que o de muitos personagens.


    E temos Lionel Higgins, que pra mim seria um dos personagens mais importantes da série, mas que sendo interpretado por DeRon Horton, perdeu um pouco do peso. Horton trouxe um lado cômico demais para o personagem que pra mim acabou sendo caricato em alguns momentos. Mas que não é culpa inteiramente dele, já que o roteiro também é meio fraco em alguns momentos
    .
    Apesar de conseguir abordar de forma extremamente coesa tantos temas em apenas 10 episódios, o roteiro desta série possui alguns diálogos extremamente fracos, pouco orgânicos, e além de tudo muito óbvios. Mas o roteiro tem suas virtudes, especialmente o episódio 5 que não a toa foi dirigido por ninguém menos que Barry Jenkins, que nesse ano dirigiu o vencedor do Oscar de melhor filme "Moonlight".

    Dear White People tem alguns probleminhas, mas é uma série importantíssima, especialmente num momento em que a ignorância com esses temas tem se mostrado tão forte. A repercussão negativa do primeiro trailer é só mais uma demonstração desse fato. Mesmo a série tratando os temas de forma séria porém humorada, a elite branca conservadora ainda se sente ofendida quando uma minoria se levanta contra as injustiças sociais.

    Concorda? Discorda? Não deixe de comentar!

    10 comentários:

    1. Olá!
      Tenho lido muitas críticas sobre a série, tanto positivas quanto negativas. Ainda não assisti, mas quero muito.
      Apesar de não ter assistido, acho a questão do racismo reverso um tanto exagerada, vontade das pessoas de problematizarem tudo.
      Adorei o post.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    2. Não conhecia a série, mas não é o tipo que costumo ver. Falar sobre racismo é importante, mas hoje em dia tudo o que falamos acaba virando bullying ou algum tipo de preconceito, até enche um pouco o saco isso.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
    3. Oi,
      Falar sobre racismo mesmo nos dias atuais é um tabu e ainda existem as pessoas que cismam em acreditar que o racismo reverso existe, a história está aí pra provar que não. Acho a proposta da série é bem interessante, eu até adicionei ela a minha lista e espero ter a oportunidade de ver em breve. Obrigada pela dica!
      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Oi, não assisti ao seriado, mas como você disse não existe racismo reverso. Acho que a comunicação rápida no mundo tomou uma proporção tão grande que as pessoas no geral tornaram-se intolerantes e qualquer coisa é motivo para criticar ou acabar com algum projeto. Gostei muito do seriado e da sua forma de explicar, foi bem elucidativa. obrigada

      ResponderExcluir
    5. Olá!
      Nunca assisti a série, e para ser sincera nunca ouvi falar nela, mas parece ser interessante, bem legal ter como tema racismo, um assunto tão polêmico e difícil. Obrigada pela sugestão, esta de parabéns pelo post.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    6. oi tudo bem
      nunca tinha ouvido falar da serie mais gostei do assunto polemico que serie tras .
      quem sabe um dia eu tenha oportunidade de ver .

      ResponderExcluir
    7. Oi Gustavo!
      Esse mês de maio foi bem fraco em questão de séries pra mim.Pra vc ter uma ideia, nem terminei de ver Os 13 porquês. =/
      Vi Dear White People sendo anunciada, mas quem disse que consegui separar um tempo pra ver? Li algumas críticas a respeito dela, muita gente gostou, outras apresentaram algumas ressalvas. Eu confesso que estou curiosa e espero que agora, que as férias estão se aproximando, eu consiga finalmente ver. Acho que vou gostar, já que os temas abordados são bem atuais e polêmicos.
      Beijos

      ResponderExcluir
    8. tô acompanhando e gostando muito. acho super importante dar um vrá na cara desse povo preconceituoso, que acha que racismo é mimimi e coisa e tal...
      só gente ignorante pra achar pouca relevância nessa questão social, e achar que o mundo tá chato porque não podem mais humilhar os outros com piadas racistas que não tem um pingo de graça... sobre racismo reverso eu rio MUITO na cara dos que acreditam nisso...

      espero ter tempo pra concluir logo, mesmo sendo curta, tô numa correria danada por aqui...

      bjs...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi tudo bem, assisti a série assim que ela foi lançada e gostei muito. Discordo da parte dos diálogos serem fracos, acho que para o público que a série é voltada os diálogos atendem muito a demanda, tanto é que a série consegue fazer várias críticas ferrenhas ao longo de seus episódios. Acredito que os diálogos sejam mais leves, tanto pela pegada de comédia, pois a trama já sofreu duras críticas e assedio por alegar "preconceito reverso" sendo sutil, imagina se esses diálogos fossem mais pungentes?

        Excluir
    9. Olá! Ainda não assisti a série porém ela está na minha lista para assistir nessas férias que finalmente estão chegando! Resenha incrível!

      ResponderExcluir