• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Como eu era antes de você


    Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
    Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
    Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

    Eu já esperava que essa história iria me cativar, pois sou uma eterna romântica. Mas quando li o livro, eu simplesmente me apaixonei e me encantei por cada momento e cada detalhe. E mesmo já sabendo um pouco da história, me surpreendi e tive uma experiência incrível com esse livro.

    A história conta a vida de Will Traynor e Louisa Clark, ambos com vidas completamente diferentes, mas que o destino uniu de um jeito lindo e único. Will Traynor era encantador, conquistador e adorava a vida, aproveitar ao máximo era seu lema, adorava esportes radicais e qualquer coisa desafiadora. Mas tudo muda em sua vida perfeita, depois de um trágico acidente, ele passa a ver as coisas de maneira diferente e sua vida nunca mais será a mesma.

    Louisa Clark ou Lou como era chamada, era uma garota normal, acostumada com sua rotina e o bar onde trabalhava á 6 anos. ela era feliz, e mesmo com seu jeito excêntrico, ela se considerava comum e não achava que sua vida iria muito longe além dos limites do Castelo onde os Traynor moravam. Caseira adorava a família, mas tinha certeza de que não amava seu namorado Patrick, um esportista obsessivo mas que a adorava.

    Sua vida quase perfeita se desmorona quando é demitida de seu trabalho e isso a obrigará a repensar toda a sua vida, ela consegue uma entrevista com Camila Traynor, mãe de Will, que mesmo vendo que ela não é qualificada a admite. Lou começa a trabalhar como cuidadora de Will, ele no começo é grosseiro, intolerante, mas com o tempo se abre e mostra todo o ser doce e generoso que ele sempre foi.

    Eles viram amigos e com o tempo essa amizade se torna um lindo romance, mas assim como na vida real, nem toda história de amor termina com final feliz...

    "Se ele amar, sentirá que pode seguir em frente. Sem amor, eu já teria afundado várias vezes."

    Os personagens são incríveis, cada um com seu jeito e personalidades especiais, conseguiram me conquistar. Lou com sua maneira doida, desastrada, mas muito amorosa e determinada, foi com certeza a peça chave desse maravilhoso romance. A dedicação dela em fazer com que Will fosse feliz com a vida que tinha era motivadora. Já Will com todo o seu charme e carisma me encantou já nas primeiras páginas do livro, mesmo depois de tudo o que aconteceu com ele e sua maneira meio grosseira de lidar com as pessoas, não conseguiu esconder por muito tempo seu jeito doce e amoroso, sempre muito enfático em tudo o que acreditava, tinha uma personalidade forte e era incrivelmente encantador.

    Os demais personagens também foram peças fundamentais para o desenrolar da história e de maneira que cada leitor pudesse se identificar também. Treena era a irmã mais nova de Lou, titulada a mais inteligente e com um futuro brilhante pela frente, mesmo tendo engravidado ainda muito nova, era muito bonita, esforçada e ambiciosa. Os pais de Lou sempre falantes e cheios de opinião, tinham suas convicções e eram bem incisivos em relação a elas, sempre elogiavam Treena, mas sobrava para Lou as cobranças e expectativas

    Camila e Steven Traynor pais de Will, eram discretos, ponderados, elegantes e pareciam ter uma vida perfeita, mas o acidente de Will e suas consequências apenas mascaravam um casamento fracassado que se arrastava, por fim, Nathan, adorável, carismático e muito dedicado, era o enfermeiro particular de Will que se tornou seu amigo também, era super prestativo e atencioso, no começou ajudou Lou em como cuidar melhor de Will, depois de muitas dificuldades juntos, ela e Nathan se tornaram grandes amigos.

    "Alguns erros… apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é."

    A história realmente me emocionou e mexeu muito comigo, eu realmente me envolvi com esse enredo tão intenso e sofri junto com os personagens, chorei mas também sorri. A personagem Lou teve passagens bem engraçadas e divertidas, este livro teve um pouco de tudo, drama, romance, um pouquinho de comédia, momentos que nos fez refletir, mas acima de tudo, muita emoção.

     No começo não me empolguei muito com a história por conta da escrita da autora que me pareceu um pouco cansativa, e muitas vezes algumas "cenas" ficaram muito monótonas, até a ação de verdade acontecer. Mas depois rolaram muitas lágrimas, e definitivamente essa história já é um dos meus livros favoritos.

    A edição do livro ficou ótima, a capa é simples mas muito bonita, folhas amareladas, a fonte é um pouco pequena, mas não atrapalhou a leitura. Eu não gostei muito do desenvolver do começo da história foi um pouco monótono ao meu ver, mas mesmo assim foi muito bom, não encontrei erros significativos, e no geral é um excelente livro.
                      
            
                                                            "Não pense muito em mim...
                                                                    Apenas viva bem 
                                                                        Apenas viva."

      

        Editora: Intrínseca || Autora: Jojo Moyes || Páginas: 320 || Skoob || Onde Comprar



    21 comentários:

    1. Já ouvi falarem muito deste livro, muito mesmo! Tenho até vontade de lê-lo, mas sempre fico receosa de ler os livros que são tidos como tops; muitos costumam me decepcionar. Tudo pelo que já li sobre esta história ela realmente parece fascinante e simples. O dia que der na telha talvez eu a leia, mas não sei... Tenho receio de ser mais uma daquelas histórias que irá me decepcionar.

      |amorlivresco.wordpress.com|

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É uma história incrível mas sem final feliz, mas acompanhar a vida de Lou depois de tudo que ela passou é incrível, não deixe de ler também Depois de vc.

        Excluir
    2. Oie, tudo bom?
      Então, eu sou suspeita porque A D O R O Jojo Moyes. A escrita dela é tão meiga, delicada, assim como a Lou (sqn, né? hahaha). Adorei mais ainda o seugndo livro, acho que só aí ela mostrou como realmente sabe fazer um plot twist (com o perdão da palavra) fodástico! Depois posta a resenha do que achou do "Depois de você!" :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi jéssica assim como você eu adoro a escrita dessa autora e gostei ainda mais da continuação de Como eu era antes de vc, em breve a resenha de Depois de vc com certeza!! bjs

        Excluir
    3. Olá,
      Eu amo muito esse livro. Até agora não li nenhum da Jojo que tenha me desagradado. Não cheguei a achar a história em alguns momentos monótona, acho que por ler muitos livros com esse estilo de escrita da autora, já estou acostumada e sei que lá na frente tudo fará sentido.
      O segundo livro é mais lento, porém foi o que me senti mais próxima da Lou.

      Bjs,
      Garotas de Papel

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá então eu achei menos dinâmico que o segundo, eu particularmente prefiro o segundo livro mas amo os dois.

        Excluir
    4. Oie! Tudo bem?

      Somente assisti ao filme que foi baseado nesse livro, mas ele e como todos os outros da Jojo estão na minha lista de desejados e para leitura! Espero conseguir ler algum ainda esse ano!

      Bjss

      ResponderExcluir
    5. Oi Vanessa, tudo bem?
      Eu li esse livro ano passado e como você, também sou uma romântica e é claro que o livro acabou me conquistando também. Lou é simplesmente fantástica, eu amei tudo nela, ela é toda divertida e esforçada, e apesar de ela não sair da zona de conforto, não a julgo por isso pois nós somos iguais a ela em vários momentos. Ah, eu também achei a escrita da autora cansativa em algumas cenas, mas no geral a leitura foi bem proveitosa para mim.

      Beijos! ♥

      ResponderExcluir
    6. Esse é meu livro favorito da vida. Li quando lançou e até hoje não superei a história. Que pena que você achou algumas partes monótonas, para mim ele foi perfeito do início ao fim.

      Beijos

      ResponderExcluir
    7. Olá!
      Que bom que esse livro te agradou, não esperava nada diferente de uma obra tão extraordinária.
      Diferente de você, não demorei a me envolver com a história nem o achei monótono. A minha única ressalva é a forma como os pais da Lou a tratam, como a irmã é sempre melhor.
      Fiquei com uma vontadezinha de reler esse livro.
      Beijos

      ResponderExcluir
    8. Olá, Vanessa!
      "Como eu era antes de você" é um livro simplesmente arrebatador, principalmente para o românticos de plantão. Realmente ele seria um livro prontamente para te conquistar e te arrancar lágrimas, assim como você bem disse: toda história de amor ter seu final feliz.
      Abraço.

      ResponderExcluir
    9. Oi, eu acho que sou uma das poucas pessoas que não consegue enxergar algo apaixonante e belo e uma história de amor. Desde que peguei o filme para ver, enquanto não estava com o livro, e me deparei com aquele final onde ele mostra que pode sentir tudo menos amor (porque na minha visão se tem alguém que nos ama conosco se enfrenta tudo), eu peguei raiva e não consigo enxergar esse amor todo e adoração. Então eu não leria esse livro porque sei que não me agrada a história e por mais que tenha momentos que realmente fazem jus, tem outros que destrói tudo isso... E sou bem crítica nesse ponto, e isso é algo que não consegui engolir e gostar. Mas para aqueles que gostam deve ser mesmo uma boa leitura!
      Um beijo
      www.brookebells.com

      ResponderExcluir
    10. Oie...
      Amei sua resenha ;)
      Sou uma eterna romântica e até hoje não entendo o porquê de ainda não ter lido essa obra... Acho o enredo interessantíssimo e sempre vejo excelentes comentários sobre a obra, porém, já peguei tantos spoilers pela blogosfera e redes sociais que me desanimei a ler... Mas, quem sabe, futuramente?
      Beijos

      ResponderExcluir
    11. Oiee
      Simplesmente sou apaixonada por essa história. Acho q é de uma sensibilidade incrível. Aliás, Jojo é mestra nisso.
      Apesar se muitas pessoas não terem gostado do final, acredito que a autora foi, de certa maneira, coerente...
      Não q eu concordasse. ..kkkkk mas acredito que é um final coerente.
      Adorei a resenha. Parabéns
      Bjo

      ResponderExcluir
    12. Oie
      que bom que apesar de não ter te agradado no começo vc insistiu pois iria perder uma maravilhosa história, adorei sua resenha e eu to louca para ler a continuação

      beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Hey Vanessa!
      Preciso muito terminar a leitura desse livro, já assisti o filme e amei e li quase metade do livro e não tive problema com a escrita da autora, não sei se quando for retomar terei algum problema com relação a isso. A história do Will e da Lou é de cortar o coração mesmo, mas infelizmente é uma realidade não tão incomum, gosto desses livros que nos fazem enxergar além dos nossos próprios problemas.

      Abçs!
      Delmara Silva

      ResponderExcluir
    14. Oi, tudo bem?
      Acredita que eu nunca li nada da autora? chega ser uma vergonha, já que todos sempre me falam tão bem dela, e sua resenha me mostrou exatamente isso. Apesar de eu não ter lido o livro ainda, já vi o filme e sou apaixonada nele. Ótima resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    15. Oiee!!
      Nunca li nada da Jojo, acho que os enredos realmente nunca me interessaram...
      EU não sou lá muito fã desses livros muito emotivos que fazem todos chorarem... kkkkkk talvez porque aconteceria o mesmo comigo...
      De qualquer forma, também não gostei quando você comentou sobre a escrita da autora ser um pouco monótona... me chateio fácil com esse tipo de escrita, então não me anima nem um pouco tentar a leitura desse livro...
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Obrigada pela dica!
      Um beijo...

      www.asmeninasqueleemlivros.com

      ResponderExcluir
    16. Oi Vanessa.

      Eu já li esse livro e amei, lembro que quando conclui a leitura fiquei abraçada com o livro chorando muito pelo restante da noite, inconsolável. Porém eu não gostei tanto assim da continuação.

      Ao contrário de você eu amei a escrita da Jojo, e me apaixonei pela história desde as primeiras paginas.

      Beijos e parabéns para resenha
      Flora Literária

      ResponderExcluir
    17. Oi, que bacana ver que assim como muitas pessoas, esse livro entrou para sua lista de favoritos. Confesso que ele não é uma obra que me cativa muito e eu tenho outros preferidos da jojo, mas realmente, esse livro tem um drama que foi bem construído.

      ResponderExcluir