• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Autora Parceira: Andreia Evaristo

    Olá pessoal, tudo bem?
    No post de hoje eu venho com muita alegria anunciar que o Fonte da Leitura é o mais novo parceiro da autora  Andreia Evaristo!




    Andreia Evaristo é professora de português, inglês e literatura. Formada em Letras pela Univille (Universidade da Região de Joinville). Pós-graduada em linguagens. Bloga desde 2004. Foi membro da extinta Confraria das Blogueiras. Já fez de tudo um pouco nessa vida: dança, canto, desenho, pintura, teatro, contação de histórias...

    Ama escrever - e desde muito cedo encantou-se com a ideia de transmitir sentimentos através da escrita quando, aos 11 anos, produziu dois livros infantis na escola, que receberam medalhas como os livros mais votados de uma mostra escolar cultural. Já participou de concursos literários, tendo sido contemplada em alguns deles. É cronista de sábado do jornal A Notícia. Escreve poemas, contos, crônicas e, mais atualmente, tem-se dedicado à escrita de romances. Coordena um grupo de escrita criativa em Joinville (SC), com o objetivo de incentivar a produção de literatura de qualidade.

    Seu livro de contos Chiclete pra guardar pra depois foi selecionado em segundo lugar pelo edital de apoio às artes do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura) de Joinville, foi publicado em agosto de 2016 e está à venda aqui.

    Seu romance adolescente What's up - uma história de amor pré-internética, foi selecionado em quarto lugar na categoria neoleitor no 5º Concurso Agostinho de Cultura 2015, e aguarda publicação.




    O que Cinderela tem a ver com livros e youtubers?
    Allegra é uma figura peculiar: gorda, baixa, branquela e com um estilo retrô. Apesar disso, é o clichê da Cinderela: órfã de pai e mãe, mora com a madrasta Maura e suas duas filhas, Pam e Mel, que são tudo o que ela não é: altas, magras, lindas e negras. Para completar a imagem da gata borralheira, Allegra trabalha para as irmãs, editando seus vídeos para canal Be Twins no Youtube.
    Estudante de Letras, Allegra sonha em se tornar escritora. Mesmo sua melhor amiga Verônica insistindo que ela deveria publicar suas histórias na Amazon, Allegra insiste em publicar tudo gratuitamente pelo Wattpad, porque não acredita que alguém pagaria para ler o que ela escreve. Um de seus leitores, com o pseudônimo de “Orfeu apaixonado”, começa a se corresponder com ela por email, e Allegra percebe que sua admiração extrapola sua escrita. Ela não pode negar que também acaba se interessando por ele, mesmo sem saber quem ele é.
    Tudo muda no dia em que Allegra recebe um email de Orfeu, que chega através da conta de um canal do Youtube chamado Os MosqueteiroZ. Curiosa, ela descobre que o canal é mantido por três youtubers famosos – Darta, Fred e Constantin – e que um deles deve ser Orfeu. O problema é que eles acabam de lançar um concurso de vídeos, com o lema Seja sua melhor versão, concurso este que as irmãs pretendem ganhar a qualquer custo, o que inclui, se necessário for, dar em cima dos youtubers.



    "Chiclete pra Guardar pra Depois” (Editora Areia, 117 pág., 2016) reúne 37 crônicas nas quais a autora reflete sobre amadurecimento e sobre o mundo contemporâneo. Em tom quase de confissão, é como se Andreia abrisse seu diário para o leitor e dialogasse com ele sobre as agruras de crescer – principalmente para as meninas." (Jornal A Notícia, 08/08/16)









    Escrever – ou fazer qualquer outra arte – é ter um olhar diferente sobre a realidade banal. É procurar ranhuras nos calos das mãos do trabalhador. É perceber que as cores dependem dos olhos que as observam. É ver a passeata andando e se preocupar com o furo no sapato do menino pobre. É encontrar um universo inteiro num único verso do poeta. É mudar o foco, a lupa, o microscópio. Fazer arte é ir em busca do avesso perfeito, mesmo que ninguém mais se importe.
    Avesso perfeito reúne crônicas da escritora Andreia Evaristo, a maioria delas publicadas aos sábados e domingos no jornal A Notícia, na cidade de Joinville - SC.
    A temática das crônicas passa por questões que envolvem pequenos detalhes da vida cotidiana, aqueles que muitas vezes passa despercebidos pelos olhos das pessoas comuns, mas estão sempre em foco quando o olhar é o do artista. Família, relacionamento, polêmicas das redes sociais, questões femininas, entre outros, são os temas das crônicas contempladas nesse livro.




    Espero que vocês tenham gostado, e não deixem de conferir o site da autora para poderem conhecer mais sobre o seu trabalho.

    Um grande abraço e até a próxima.

    4 comentários:

    1. Oi.
      Parabéns pela parceria.
      Gostei muito das sinopse dos livros.
      Abrçs

      ResponderExcluir
    2. Oiii
      Parabéns pela nova parceria! Que venham ótimas leituras e ótimas resenhas. Achei o estilo da escritora bem diferentinho. Gostei. =)

      Vícios e Literatura

      ResponderExcluir
    3. Oie!
      Parabéns pela parceria!!!
      Eu amei a sinopse de Allegra! Já coloquei nos desejados e vou comprar na Amazon assim que terminar minhas leituras atuais! <3
      Quero saber sua opinião sobre ele depois!
      Bjocas,

      www.umdiamelivro.com.br
      www.youtube.com/literamigas4

      ResponderExcluir
    4. Olá...parabéns pela parceria, que ela traga muito sucesso ao blog.

      Abraços

      ResponderExcluir