• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Crítica: American Horror Story - Roanoke


    Mais uma temporada de American Horror Story chegou ao fim. A série antológica acaba de terminar sua sexta temporada com 10 episódios, e já posso dizer que pra mim é uma das melhores temporadas da série.

    Aqui vai o aviso de SPOILERS, recomendo que assista a temporada e depois volte ;)
    _
    _
    _
    _

    O que dizer dessa temporada envolta em mistério até o dia de seu lançamento, e com um formato totalmente diferente das anteriores? Começando no formato de um documentário, preciso dizer que levei um tempo para gostar dessa temporada. Porque de início, estava me lembrando a primeira, Murder House, pelo fato de ser uma casa com fantasmas e tal, mas essa temporada do início ao fim buscou ter uma nova identidade, e isso é muito positivo.

    A história começa com o nome de My Roanoke Nightmare, o nome do falso documentário. Apesar do tempo que demorei para acostumar, esse começo da temporada foi excelente. Uma coisa que admirei muito foi a maneira como Sarah Paulson, Cuba Gooding Jr, Angela Basset e os demais atores que faziam a encenação dos acontecimentos, realmente conseguiram atuar de uma forma que era possível ver que estavam interpretando personagens atores que por sua vez, estavam interpretando outros personagens. A atuação de todos é digna de todos os elogios.
    Também gostei muito de Lily Rabe, Andre Holland, e Adina Porter interpretando os verdadeiros Shelby, Matt e Lee. Ficou convincente que eram pessoas reais contando o que aconteceu as mesmas.
    Agora chegou a hora de fato mais importante da série, que é o Plot Twist. No quinto episódio dessa temporada, o documentário chegou ao fim. E no sexto ocorre uma reviravolta, quando o diretor do documentário, Sidney Aaron James, interpretado por Chayenne Jackson, resolve transformar tudo em um reality show na mesma casa onde se passaram os eventos relatados por Shelby e Matt.

    Lady Gaga como a bruxa Scathatch

    É nesse ponto que algumas coisas me agradaram muito, mas outras me deixaram meio em dúvida. O primeiro de tudo é que até então eu estava gostando muito dos atores nos personagens que estavam. Estava adorando Kathy Bates como a Açougueira, Lady Gaga como a bruxa Scathach, e no momento que o documentário acabou, a principio foi estranho saber que a partir daquele momento os personagens mudariam muito.
    Mas por outro lado, essa mudança acabou trazendo muitas coisas legais pra essa temporada. A começar por Kathy Bates que já vinha se saindo extremamente bem como a Açougueira, mas que deu seu verdadeiro show, ao interpretar Agnes, a atriz que fazia a açougueira na reconstituição do documentário. Inicialmente achei que talvez o espírito da Açougueira estava encarnado em Agnes, mas foi ótimo ver que ela realmente acabou tendo problemas mentais decorrentes de atuar como a mesma.

    Kathy Bates como a Açougueira




    Também é importante falar sobre Sarah Paulson, que com certeza foi uma das grandes estrelas dessa temporada. Assim como Kathy, ela também já vinha fazendo um bom trabalho como Shelby, mas ao vê-la como Audrey, realmente acreditei estar vendo duas pessoas diferentes. A maneira como ela transmitia a inocência de uma atriz que estava em um bom momento de sua carreira e vida amorosa, além do ótimo sotaque britânico que ela trouxe a personagem. Lily Rabe também se saiu muito bem como Shelby do início ao fim. Gostei muito dela conforme os episódios. Achei uma personagem muito forte, intensa e dramática. E Lily encontrou uma maneira de transmitir tudo de uma forma impecável. O restante do elenco também estavam todos impecáveis em seus devidos papéis.

    Mas o que mais me chamou atenção na segunda parte da temporada, foi a força com que um dos principais temas da temporada veio a tona: Fama, e o que as pessoas são capazes de fazer por ela. Agnes era uma atriz pouquíssimo famosa até interpretar a Açougueira, e se apegou tanto aquela vida que acabou encarnando demais a personagem. Outro personagem que acabou demonstrando essa obsessão de forma muito clara é Dominic Banks, interpretado por Cuba Gooding Jr. que basicamente só aceitou participar do reality show por imaginar que isso iria alavancar ainda mais sua fama.
    E óbvio, o próprio diretor do reality, Sidney, que acredito eu que acabou sendo o grande representante da indústria cultural nesse universo. Sidney é obsessivo com seu objetivo de continuar ganhando dinheiro em cima de uma mesma história, e está disposto a ir aonde for. Ele não dá a mínima para os riscos, para as mortes na realização do reality, simplesmente fecha os olhos e procura continuar em seu objetivo e obsessão pelo dinheiro que irá lucrar.

    Agora, falando finalmente sobre os fantasmas, achei extremamente interessante, a diferença dos fantasmas no início e no fim da temporada. Durante o documentário, os fantasmas eram personagens muito reais, tinham presença, personalidades fortes. E mesmo assim conseguiam ser assustadores a maior parte do tempo. A partir da metade da temporada quando se inicia o reality, nota-se que eles mudam completamente. Não falam, não interagem com os vivos, apenas aparecem e causam as mortes que tem de causar, além de serem muito mais sombrios, realistas e assustadores. O que inicialmente eu não tinha gostado tanto sobre não ter mais Kathy como a Açougueira por exemplo. Foi compensado ao ver atores desconhecidos fazendo os personagens, o que trouxe um tom muito mais realista a eles.

    Adina Porter como Lee

    E por ultimo, deixei para falar separadamente sobre Adina Porter que todos devem concordar que reinou nessa temporada. A atriz não é muito conhecida da maior parte do público, apesar de já ter participado de alguns programas de sucesso, como True Blood ou The 100. Mas foi ela quem fez a personagem que adorei do início ao fim da temporada, mesmo quando não concordava com suas atitudes, ela foi capaz de me fazer entender, e Adina soube trazer uma honestidade tão grande para sua interpretação, de uma forma que não se vê facilmente.

    American Horror Story - Roanoke uma excelente temporada de American Horror Story e sinceramente a melhor na minha opinião. Mal posso esperar pela próxima temporada dessa série antológica que melhora ainda mais a cada temporada! Mas e você? Diga aí o que achou dessa temporada!


    Gustavo Matheus

    10 comentários:

    1. Já me falaram bastante dessa temporada de American Horror Story, me desanimei com Hotel que para mim foi uma das mais chatas, e aí desanimei demais para assistir essa nova temporada. Porém me disseram que é ótima, mas também bastante sangrenta, gostei bastante do post, pulei algumas partes para não pegar spoiler hahaha.
      Trouxa do Livro

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu gostei bastante de Hotel. Mas ela foi talvez meio lenta em relação as outras. Mas essa última não é nada lenta. E é bem diferente das outras. <3

        Excluir
    2. Gustavo sou tão medrosa que nunca tive coragem de olhar nenhum temporada, fiquei lendo a sua critica e tentando imaginar as cenas, cheguei ao ponto de pesquisar os atores, porquê sou muito curiosa! kkkkk
      Pelo visto essa foi uma temporada e tanto e minha curiosidade quase venceu o medo aqui.^^

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha, hoje em dia já não sinto tanto medo porque já acostumei. Mas essa temporada me deu uns bons sustos. :)

        Excluir
    3. Olá,
      Não tenho costume de assistir séries, ainda mais que não foram finalizadas porque odeio ter que esperar a próxima temporada.
      Já vi muitos elogios em relação a esta e fico bem intrigada para conhecer, principalmente pelo fato de haver tanto mistério e criaturas aterrorizantes incríveis.
      O que me deixa mais curiosa e saber que você considerou essa temporada a melhor!!

      https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mas essa série é antológica. Então cada temporada é independente da outra, você pode ver na ordem que quiser sem compromisso de esperar pela próxima. Vale a pena :)

        Excluir
    4. Eu também amei essa temporada. Fazia tempo que uma temporada não me empolgava tanto e dava aquele friozinho na espinha. Eu adorei esse formato documentário, deu um quê de realidade. Eu não conhecia essa atriz, a Adina, mas concordo contigo, ela foi realmente magistral. Você já viu o tema da próxima temporada? Já estou louca para assistir, só o tema já foi o suficiente. Não vou dizer qual será porque tem gente que não gosta de saber antes.

      Bjs.

      www.ciadoleitor.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu vi sim algumas teorias do tema da próxima temporada. Já estou aguardando ansiosamente. Obrigado pelo seu comentário <3

        Excluir
    5. Olá!
      Eu assisti apenas a primeira temporada dessa série porque não tenho muita paciência com ela hahaha Mas gostei muito de ver! Achei muito legal saber que a Lady Gaga está fazendo seu personagem de maneira maravilhosa, além de Kathy Bates que só por si só eu já sei que é incrível.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    6. Bom primeiro quero dizer que ainda não assisti a série, ela a principio não me interessou e outra por que sou complicada em seguir séries, mas isso não exclui a minha curiosidade de assistir um dia, por que adoro a temática. Bjkas

      ResponderExcluir