• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Os Gonnies - Edição especial


    Edição comemorativa de 30 anos com Mapa / Postêr exclusivo, acabamento em capa dura e hot stamp. Uma verdadeira edição de colecionador, para quem gosta e entende do assunto. O clássico filme criado por Steven Spielberg (story) & Chris Columbus (screenplay) -- "Os Goonies" --, volta direto dos anos 1980 em um livro inesquecível de James Khan, criado durante o processo de produção e filmagens do longa-metragem. Descubra ou redescubra o universo mágico dos meninos e das meninas das docas Goon...


    Estamos acostumados a ver livros virando filmes ou séries. No caso de Os Goonies o caminho foi inverso. No ano de 1985 o filme dirigido por Steven Spielberg foi um sucesso mundial e nos anos seguintes se tornou figurinha carimbada na Sessão da Tarde. Posteriormente, a narrativa cinematográfica virou um livro.

    A história gira em torno de quatro amigos, Mikey, Bocão, Gordo e Dado, que estão saindo da infância e entrando na adolescência e são moradores de um bairro conhecido como Docas Goon. Por questões financeiras todos os moradores deste bairro deverão deixar suas casas e o local se tornará um campo de golfe. Agoniados com rumo fatídico de suas vidas o grupo de amigos se deparam com um mapa pirata e com a promessa de um grande tesouro. Á partir daí é só seguir o mapa que o tesouro é garantido, certo? Errado? Leiam e descubram. Só aviso que o grupo de aventureiros cresce ao longo da jornada.

    “Eu nunca trairei meus amigos da Doca Goon
    Ficaremos juntos até o fim do mundo
    Pelo céu e o inferno e a guerra nuclear
    Bons amigos como nós grudam como piche
    Na cidade ou no campo, na floresta ou deserto
    Eu me declaro orgulhosamente um Goony“.

    O livro é narrado em primeira pessoa pelo Mikey o que nos permite um aprofundamento maior no espirito aventuresco e na cabeça deste personagem, através dele descobrimos o que é ser um Goonie. Para aqueles que nasceram nas décadas de 1980 e de 1990 ler este livro é como entrar em uma máquina do tempo e voltar até a infância, em uma época sem o desenvolvimento tecnológico que temos hoje, ter criatividade e amigos malucos era fundamental. Para aqueles que nasceram depois dos anos 2000 a leitura fica como experiência e dica para o dia que seu bairro ficar sem energia elétrica. 

    No Brasil, o livro é comercializado pela Darkside. O acabamento especial da editora provoca uma sensação única chamada imersão. Antes de lermos a primeira linha já nos sentimos dentro do livro. A capa dura e com um aspecto rústico passa a sensação de mexer com algo antigo, a edição especial vem com um mapa pirata e ao manuseá-lo um desejo por aventura cresce em nós. Aqui cabe um aviso, o leitor vê uma caveira na capa e o selo Darkside, automaticamente ele pode associar a obra ao gênero de terror/suspense. Este livro é sobre aventura e amizade.

    "A magia de Os Goonies está sobretudo naquilo em que esses amigos se tornam uns para os outros" - Steven Spielberg. 

    O autor James Kahn, nos entregou uma escrita fluida e rápida, ficou fácil mentalizar os cenários e entender os sentimentos que envolvem a trama. A história é linear e sem grandes reviravoltas, as vezes precisamos de livros assim e se for o seu caso já fica a dica.

    A obra possuí alguns pontos negativos. O autor poderia ter ousado mais, inserir outros pontos de vista em primeira pessoa, optar apenas pela ótica do Mikey deixou alguns trechos fracos, principalmente em relação ao Gordo. Para quem viu o filme deve lembrar do Sloth, um dos personagens mais marcantes e interessantes. No livro ele foi mal explorado, uma narrativa em primeira pessoa pelo Gordo teria solucionado o caso lindamente.

    O livro vale a leitura, apesar de não ser o tipo de livro que após ser finalizado fica na nossa cabeça por dias, que nos deixa se remoendo atrás de teorias e indignações com os acontecimentos descritos, mas nos proporciona uma sensação boa de uma tarde na casa da vó. Tem momentos que precisamos de livros assim, principalmente quando terminamos de ler algo complexo e necessitamos dar um descanso a nossa mente e ao mesmo tempo praticar a leitura.



            Editora: Darkside || Autor: James Kahn || Páginas: 240 ||  Skoob || Onde Comprar



    Alex da Silva

    19 comentários:

    1. Olá
      Cresci nas décadas de 80 e 90, mas sabe que nunca me empolguei com esse filme, eu gosto muito da capa desse livro esse estilo 'gasto' é muito bonito. Eu tenho muita vontade de ter esse livro, mesmo já conhecendo a história

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ele traz coisas novas em relação ao filme. Obrigado pela visita.

        Excluir
    2. Oiii Alex, tudo bem?
      Fiquei completamente louca e apaixonada quando vi essa resenha, realmente não sabia dessa nova edição, e fiquei querendo ela para ontem <3 amei a sua resenha está maravilhosa. Dica anotada.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Td bem aqui e espero que com vc tb. Obrigado pela visita. Beijos

        Excluir
    3. Os Gonnies é um livro que tô querendo a um tempo.
      hehehehehehe.
      Mesmo com o ponto negativo, acho que a obra é bem interessante.
      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    4. Saudações literárias! Poxa, esse livro/filme me lembra da infância, sério preciso ler esse livro. E quando é lançado pela DarkSide é sinal que é muito top.

      ResponderExcluir
    5. Oi linda,

      Eu gosto muito do filme e vira e mexe ele passa na Sessão da Tarde haha.
      O livro é muito bom e gostei da construção narrativa que ficou bem encaixada com a proposta do enredo.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    6. Ooi! Não conhecia o filme ou mesmo o livro, mas gostei de saber um pouco mais. Fiquei um pouco consufa, mas creio que é porque não conhecia muito sobre, ou já tenha escutado sobre. Parabéns pela resenha, e a Darkside só arrasa, né? As edições são sempre bem elogiadas.
      Abraços!

      ResponderExcluir
    7. Oi!
      Eu tenho esse livro e até comecei a ler, mas parei pois tinha outras coisas mais importantes. E realmente, a escrita é bem bacana. É bem divertido, eu diria.
      Abraço!

      ResponderExcluir
    8. Olá,
      Nunca assisti o filme, mas fiquei bem curiosa, amava os filmes da sessão da tarde e tenho certeza de que irei amar esse, adorei a sua resenha e tenho certeza de que o livro deve estar com uma edição maravilhosa. =)

      Beijos

      ResponderExcluir
    9. Oioi! Tudo bem?
      Acho lindaaa essa edição especial dos Gonnies, sou fã e sempre quis ter, pena que ainda nao rolou.
      Mikey e seu jeito é tao legal ne? Achei bom que ele que narra o livro.
      Eu gostei mto de conhecer mais do livro aqui e fiquei com mais vontade de ler.
      Beijos

      Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

      ResponderExcluir
    10. Olá!

      Já tinha ouvido falar no filme, mas não sabia que tinha virado livro. Eu nasci nos meados de 90 então não peguei essa época boa. A capa da Darkside é tão linda, dá vontade de comprar só pra ficar olhando eternamente hahaha

      ResponderExcluir
    11. Olá, tudo bem!

      Eu tenho este livro, mas minha edição é a simples. E confesso que ainda não vi o filme e nem li o livro. Ainda não sentir interesse nele. Eu o tenho porque veio em um box que comprei com Psicose e outro livro. Mas gostei da sua resenha, deu para ter uma ideia do que esperar do livro, ele está aqui na fila, e vai ficar mais um pouquinhos. haha. adorei a dica.

      beijos!

      ResponderExcluir
    12. Oiii!!

      Eu não li esse livro ainda, mas eu tenho curiosidade, mesmo o autor tendo algumas falhas é uma obra que me desperta interesse.
      Resenha está ótima!

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    13. Olá.
      Já tinha ouvido falar do livro diversas vezes, cheguei a ler uma ou duas resenhas, mas já nem me lembrava da premissa do livro, e embora seja um livro que eu não costumo ler, eu fiquei interessada. Não vi o filme também, então como os pontos negativos para mim são bem importantes, vou ler o livro primeiro para não me decepcionar ainda muito por conta de quem viu o filme conhece toda história e os personagens.
      Adorei a resenha e realmente a capa do livro está linda.

      ResponderExcluir
    14. Oi

      claro que eu conhecia o filme...mas jamais imaginei que teria o livro depois, puxa...amei saber disso!!!

      ótima resenha!!!

      e essa capa.....coisa linda gente!!!

      hehe

      bjs

      ResponderExcluir
    15. Oie!
      Nossa, quando assistir Os Gonnies no horário da tarde ... que saudades dessa época kkkk Eu ainda não li esse livro, mas comprei uma outra edição em promoção, espero ler em breve.
      Bjks!
      Histórias sem Fim

      ResponderExcluir
    16. Oi! Nunca assisti Os Goonies, acredita? Tem um tio meu que fica doido com isso kkkkkkk Mas, essa edição especial é linda! A Darkside é o máximo! Ótima resenha ^^ bjs

      ResponderExcluir
    17. Olá Alex, tudo bem?
      Eu amo o filme, isso é um fato sobre a minha pessoa hahahaha.
      Eu tenho o livro e concordo com você, em relação ao acabamento do livro. DarkSide é foda!
      Mas confesso que por enquanto, ele vai ficar apenas na lista de futuras leituras.
      Parabéns pela resenha.
      Abraços.
      www.viciadosemleitura.blog.br

      ResponderExcluir