• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Pelos Caminhos da Vida



    Na França, em pleno século XIV, vive Adele, uma jovem de apenas 13 anos. Apesar de tão pouca idade, ela se vê obrigada a enfrentar uma intensa jornada pessoal quando seu pai descobre que é sensitiva, capaz de ver e conversar com espíritos. Ao lado de sua aia Justine, Adele foge da ira paterna e vai ao encontro de Elise, única pessoa que poderia ajudá-la a lidar com seus dons. E é a figura emblemática de Elise que unirá Adele a Aimée, jovem de igual sensibilidade e dons. O pai de Adele, no entanto, não desiste da perseguição à filha, e sua vingança acaba resultando numa tragédia de grandes proporções.






    Eu nunca tinha pegado nenhum romance espirita para ler, talvez por falta de oportunidade ou por preconceito mesmo. Mas esse ano eu tenho como objetivo abrir a minha mente para novas coisas, e quando recebi o primeiro e-mail da Petit, eu resolvi dar uma chance ao "Pelos Caminhos da Vida" e devo dizer que foi uma leitura maravilhosa.

    No livro conhecemos a historia de Adrien, um jovem camponês que acabou de perder toda a sua família para a peste e que agora está sem rumo. No mesmo dia que enterrou seu irmão, ele conhece Adele e Justine. Ambas estão fugindo do pai de Adele, que deseja a mandar para um convento, apenas por ela ter uma sensibilidade maior. Adrien se compadece da historia da menina e resolve ajuda-la em sua jornada, e no caminho eles conhecem várias pessoas, e muitas delas cooperam para que Adele chegue a sua destino. O destino da jovem é incerto e cheio de curvas, será que Adele conseguira atingir seu objetivo?


    "Um dia entenderá que nem todas as criaturas são efetivamente livres, mesmo sem nunca terem sido escravizadas ou dominadas. Impeça uma criatura de pensar por si e já está a conduzindo a uma prisão, mesmo que sem grades."

    A Adele tem apenas treze anos e já tem uma enorme missão que deve cumprir, ela cresceu sabendo que era diferente, que podia conversar com pessoas que já não se encontravam mais nesse plano e isso assustava seu pai. Mas ela nunca negou seu dom e sempre tentou ajudar as pessoas, ela possui um coração bondoso e é muito corajosa e sabia para a sua idade. Ela foi uma jovem corajosa, pois em pleno século 14 a igreja mandava em tudo por lá, e todos que iam contra seus ensinamentos eram considerados hereges e eram caçados. Ela lutou contra tudo isso para seguir seu coração.

    Justine é a aia e a melhor amiga de Adele. Ambas fugiram juntas quando o pai da garota decidiu leva-la ao convento. Ela é uma amiga fiel e está sempre cuidando de Adele.

    Adrien perdeu sua família para a peste que devastava o país, ele é um jovem que possui um bom coração e que é puro de espirito e que sente uma grande afinidade com Adele assim que a vê, e procurando ajuda-la ele a acompanha até Elise, que é uma mulher que sua mãe a mandou procurar antes de morrer.

    No caminho eles conhecem várias pessoas como Rene que abala o coração de Justine, e Aimée, que é uma jovem que também é sensitiva como Adele, e que desperta o interesse em Adrien.


    "O melhor a fazer em qualquer situação é continuar a caminhar, jamais interromper os passos. Se pararmos, se permitirmos que o medo nos acompanhe, fatalmente estaremos fadados ao fracasso."

    Esse livro foi uma leitura muito intensa, eu não estava preparada para a historia que encontrei e nem para os ensinamentos que recebi.

     O livro traz uma historia bem dramática, conhecemos o melhor e o pior do ser humano, mas também aprendermos a não julgar as pessoas, a ajudar o próximo e a lutar pela sua felicidade.  Eu aprendi que cada um tem uma missão nessa vida, que devemos procurar evoluir e cumprir a nossa missão, e que o plano em que vivemos é apenas uma realidade, pois existem muitas outras.

    Eu terminei o livro querendo ser uma pessoa melhor, com certeza foi uma leitura que mexeu comigo e me fez pensar varias coisas da minha vida.

    O livro possui páginas brancas, as letras estão grandes e isso facilitou a leitura, a diagramação está simples mas bonita. Eu encontrei alguns errinhos no livro, mas foi apenas a falta de travessão em algumas falas, mas isso não afetou de forma alguma a leitura.


    Editora: Petit
    Autores: Cristina Censo pelo espírito Daniel.
    Páginas: 381

    Livro no Skoob

    Onde comprar: Petit


    Espero que tenham gostado.
    Um grande abraço e até a próxima.

    28 comentários:

    1. Oi Giovana
      ainda não conhecia essa obra e confesso nunca ter lido nada da editora. Enfim, realmente gostei da premissa e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Vou procurar mais a respeito.
      beijos Fer

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, eu não curto livros espíritas mas não tenho preconceito, só não gosto de ler mesmo. Mesmo assim, achei que a história é bem interessante e que realmente deva haver algum ensinamento através das palavras, mas não sei se eu teria a "mente aberta" para poder reconhecê-los. Mas legal que você tenha gostado, é muito bom quando um livro mexe com a gente dessa maneira

        Excluir
    2. Oi Giovana!
      Ainda não li nada do gênero espírita,mas como você pretendo abrir minha mente e expandir meus horizontes esse ano.Achei a história desse livro bastante instigante e também gostei da capa.Me lembra romances de época,mesmo sabendo que não tem nada haver com eles.
      Bjs!

      http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Oi, tudo bem?
      Nunca li nenhum romance espírita, mas tenho muita curiosidade de ler algum livro do gênero.
      Achei a premissa de Caminhos da Vida bem interessante e o fato do livro ter te agradado, me deixou ainda mais curiosa para realizar essa leitura.
      Gosto de livros com muito drama e que nos trazem bons ensinamentos.

      Beijos :*
      http://www.livrosesonhos.com/

      ResponderExcluir
    4. Oi.

      vou dizer a verdade, não curto muito gênero espirita. Apesar da estória parecer ser interessante, para mim não seria uma leitura que me agradaria. A capa me lembrou muito romance de época, até pensei que fosse, mas conforme lia a sinopse fui vendo que não seria meu tipo de leitura.

      Beijos.

      ResponderExcluir
    5. Olá, eu estou com esse livro e será uma das minhas próximas leituras, fico contente que você tenha gostado dele e fico mais animada ainda para ler. A capa é bem bonita, né?

      ResponderExcluir
    6. Eu ainda não tive a oportunidade de leer algo do gênero, confesso que quando li que era um livro espirita fiquei com o pé meio atrás, é interessante a conclusão que chegou ao terminar o livro.

      ResponderExcluir
    7. Olá, eu vi esse livro e desde então já estava com bastante vontade de lê-lo, mas a sua resenha me cativou ainda mais. Parece ser o tipo de leitura que faz o leitor refletir e quando terminamos, saímos com muitos ensinamentos. Gostei mesmo da obra e pretendo ler em breve.

      beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    8. Menina, fico feliz por saber que nesse primeiro encontro seu com um livro dessa temática tenha deixado um ensinamento, uma reflexão para a sua vida. Esses livros mais densos tem um poder enorme né? Espero que eu tenha a oportunidade de conhecer essa história e espero que eu também queira terminar a leitura querendo ser uma pessoa melhor. :)

      Beijos
      Vento Literário / No Facebook / No Twitter

      ResponderExcluir
    9. Olá.

      Apesar de não conhecer a história, gostei bastante da premissa do livro, visto que a leitura trás uma reflexão e a leitura é intensa. Que bom que você curtiu o livro e que a leitura trouxe algo positivo para sua vida.
      Espero ler o livro em breve e gostar da leitura assim como você gostou.
      Beijos!
      http://www.anebee.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Oii!

      Ai que linda! É ótimo sair da zona de conforto e ler novas histórias, vivo dizendo que vou fazer isso. Mas ainda não consegui fazer. Quer dizer, comecei a ler biografias. Mas não gosto mesmo desse estilo. Achei legal o fato de vc ter se envolvido tanto é gostado do livro! Espero que continue postando dessas obras.

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    11. Olá!
      Eu curto muito esse tipo de livro e também solicitei ele para a Petit, será minha próxima leitura lol
      Gostei muito de ter lido sua resenha e ter visto uma opinião sobre o livro antes de ler. Confesso que estou bem curiosa para saber o que acontece. Normalmente, esse tipo de livro tem mesmo uma carga dramática e isso é legal, em minha opinião.
      Enfim, espero curtir a leitura.
      Beijos,
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Já tinha visto capa e sinopse do livro por aí e adorei a proposta da obra, mas é algo que eu não leria por ser de um tema que não gosto de conversar/debater pois causa um desconforto sabe? Mas pela resenha é um livro bem rico!

      http://deiumjeito.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Oi Giovana,

      Eu sou ateia sabe? Então livros espiritas nunca foram meu forte. Mas pelo o que eu percebi, nesse livro, apesar de carregar esse plano de outras vidas e tals, me parece ser um ótimo entretenimento. Eu gosto de livros dramáticos e você disse que foi uma leitura bem intensa e com vários aprendizados. Se eu tiver a chance de ler, vou ler sim. Hehe. Beijo!

      ResponderExcluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    15. Já tinha visto esse livro e apesar da premissa ser bem interessante não curto livro com essa pegada mais espirita, não tenho preconceito mas prefiro não ler mesmo, apesar disso gostei bastante da sua resenha, você coloca muito bem os pontos pertinentes sobre a obra.

      Everton equipe Rillismo
      rillismo.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    16. Oii!
      Não conhecia o livro ainda e também nunca li nada espirita! E não sei se leria o livro porque realmente não curto esse gênero :/ Não tenho preconceito e nem nada contra quem gosta, mas realmente não é um gênero para mim! Ótima resenha <3

      Beijão!
      http://www.loucaspaginas.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    17. Oi *---*

      Gostei bastante da premissa do livro, mas tenho aquele pezinho atrás por ser um livro espirita, não me sinto preparada para ler um livro desse gênero. Ele parece ser bem intenso e achei legal mostrar os lados do ser humano. Quem sabe um dia embarco nessa.

      Bjos
      rillismo.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    18. Olá, tudo bem? :)
      Quando vi a capa fiquei de pé atrás porque não gosto de romance de época, que é o que a capa do livro mostra, mas depois de ler a resenha fiquei mais interessada, e ainda mais quando percebi que a protagonista tem um"dom". Adoro esse tipo de coisas.
      Beijinhos
      www.fofocas-literarias.blogspot.pt

      ResponderExcluir
    19. Que legal que esse foi o primeiro romance espírita que você leu e que achou a leitura maravilhosa! Eu leio vários, e este já está na fila aqui, provavelmente ainda essa semana farei a leitura dele. Este tipo de livro normalmente traz muitos ensinamentos mesmo, e adoro quando a história é intensa. Fico muito feliz de saber que o livro te fez pensar e querer ser uma pessoa melhor. :)

      Beijo.

      Ju
      Entre Palcos e Livros

      ResponderExcluir
    20. Olá, tudo bom?

      Assim como você, não li nenhum livro espírita, seja por preconceito ou falta de oportunidade. Porém, eu já vi outras resenhas positivas desse livro o que aumentou a minha vontade de "abrir minha mente" (como você falou) e dar uma chance para a leitura.

      Parece ser um livro incrível, apesar da carga emocional que deve ter. Espero estar preparada para os ensinamentos e para a intensa história.

      Obrigada pela dica, beijos ;)

      http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Oie. Uau,q ue sinopse, ela já me cativou, principalmente que parece ser uma história um pouco medieval. Não tenho preconceito com romances espíritas, só leio poucos, mas esse eu com certeza se tiver oportunidade darei uma chance. Fiquei super feliz em saber que o livro te ensinou muito e que você o terminou querendo ser alguém melhor, esses livros que nos transformam são os melhores. Fiquei bem curiosa, essa é uma história real ou só ficção?

      ResponderExcluir
    22. Oi!
      Confesso que o único gênero que não leio são livros espíritas, não é pra mim, por mais que eu tente.
      Mas achei super bacana a contrução da história com a menina sendo sensitiva, e fiquei bem curiosa pra saber o que 'errado' o pai dela vai fazer.

      www.gordinhaassumida.com.br

      ResponderExcluir
    23. Amiga olha eu tava comentando em outra resenha sua e acabei vindo aqui ler essa outra, porque estava bastante interessada em ler esse livro, mas eu ainda estava com receio de pega-lo, porque a sinopse não me passou lá uma boa impressão, mas depois de ler tudo que você abordou sobre o estória eu sinceramente me convenci a pedir para ler e resenhar em meu blog. Espero poder fazer isso assim que voltar de viagem, porque fiquei bastante curiosa. Eu já li alguns da editora petit que amei e te indico, porque você vai se apaixonar - PAIXÃO DE PRIMAVERA - QUANDO O AMOR E O DESTINO SE ENCONTRAM É PERFEITO. Até então esses foram os melhores que li, mas também tem aquele Quando houver amor, haverá esperança e O Aprendiz do amor. Leia eles, mas os dois primeiros são os melhores na minha opinião xD

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    24. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    25. Olá,
      Eu não conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa. Quero saber como ela lidou com isso de ver pessoas que outras pessoas não conseguem, como a igreja viu isso na época e o que acontece com ela. Achei a leitura bem diferente e achei interessante que você quer abrir a sua mente para coisas novas. Acho isso muito legal!
      Beijos!
      Delírios Literários da Snow

      ResponderExcluir
    26. Oi!
      Eu conhecia o livro por causa de outras resenhas e agora fiquei ainda mais curiosa sobre a história, mesmo sem ter lido ainda romances espíritas... Essa história parece trazer uma lição muito bonita sobre superar seus medos e seguir em frente. Sem contar que gostei muito dessa capa :)
      Beijos!

      ResponderExcluir
    27. Oie Giovana!
      Também nunca li um romance espírita na vida, acredito que no meu caso seja um pouco de preconceito mesmo. Às vezes até tenho interesse em alguns, pois tenho uma prima que gosta muito desse tipo de leitura. Esse ano conseguimos parceria com a editora também, pretendo quebrar essas barreiras que eu me impôs relacionada a alguns gêneros. Enfim, o livro me parece ser realmente muito bom. Quem sabe não é por ele que eu comece a desbravar esse caminho ;)
      bjs

      ResponderExcluir