• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • De onde vêm as histórias?




    A primeira vez que tentei responder essa pergunta, acabei começando outra história. Pois é, complicado. Mas, de forma geral, costumo falar que existem três formas das histórias aparecerem:

    •  Inspiração: essas histórias aparecem quando você vê uma cena, escuta uma música, passa por um lugar, lê um livro, etc, etc. Qualquer coisa vale. Já riram muito de mim quando contei que a primeira inspiração de um livro foi uma conversa de telefone, mas é verdade. Mas de repente você repara em uma cena, andando pela rua, e aquilo te dá uma ideia. Pronto, já tem o começo de uma história. Às vezes vai precisar juntar vários pedaços de inspiração para fazer uma história completa, mas a base é sempre essa. E a Srta. Inspiração também aparece só quando tem vontade. Por exemplo, sabe aquele filme que você já viu tantas vezes que praticamente sabe as falas de cor? Aí um dia, revendo ele pela milésima vez, você olha para uma cena de uma forma diferente, e lá vem aquele estalo de “caaaara, isso daria uma história legal”. A última vez que isso aconteceu comigo foi com uma cena do filme Rock of Ages (me julguem!), em um mash-up de duas músicas que já cansei de ouvir (https://www.youtube.com/watch?v=PLPAB4QqkdQ ). A história ainda está dando voltinhas e mais voltinhas aqui na minha cabeça, um dia desses passo pro papel.

    •   Personagens: você não tem uma história, você tem personagens, amigos imaginários que ficam te contando a história deles e querendo que você passe ela adiante. Às vezes você até tem uma ideia do que quer contar, mas é uma coisa tão por alto, tão “geral”, que não dá para colocar no papel, até que alguém bate na sua porta e solta um “Ok, senta aqui, deixa eu te contar certinho o que aconteceu”. Nessas horas, não adianta querer definir para onde a história vai, qual vai ser o final, nem nada disso. Não adianta. E esses personagens também não costumam te contar a história toda de uma vez não. É uma questão de confiança. Eles começam a falar, e você vai colocando no papel. E, aos poucos, à medida que vão se conhecendo melhor, eles começam a contar seus segredos e a contar o que realmente está por trás de tudo. (E sim, eles costumam ter umas tantas surpresas esperando a hora certa de serem reveladas!)

    •  Cena: e, do nada, você está com aquele momento ali na sua cabeça. Não sabe de onde veio, pra onde vai, quem são as pessoas que estão nele. É começo de história? Meio? Fim? Que lugar é esse? De onde vieram essas pessoas? Pois é. E o pior é que essas cenas soltas costumam aparecer literalmente do nada (a última aqui apareceu quando eu estava em um ensaio geral para um concerto do coral, e é de um bar frequentado por lobisomens. Sim, eu sei que não sou normal). O melhor é passar essas cenas logo para o papel, porque você acaba escrevendo coisas que nem tinha percebido que estavam acontecendo ali. E aí começa a notar os detalhas, a forma como as pessoas interagem, o que elas têm de diferente, o que aquele lugar tem que não é tão certinho quanto parece... E boa sorte para descobrir de onde isso veio/para onde isso vai. Normalmente as histórias que surgem assim costumam ter um momento em que os personagens dão as caras, especialmente se você estiver levando o enredo para uma direção que eles não concordam.



    E, antes que alguém me pergunte se tomei o remédio hoje, ou quando foi a última visita no psiquiatra: eu nunca falei que era normal! hahaha


    Autora: Thais Lopes



    12 comentários:

    1. RSRSR Ahhh que isso, rindo da última linha que escreveu , mas adorei a postagem.
      Bjs
      http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Quando eu escrevo, normalmente começo com os personagens. Os traço primeiro e depois delineio a história.

      M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

      ResponderExcluir
    3. Amei o post, amore! Hahaha ri muito do fim do post
      Bjoos :3
      http://creativitymakeup.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Que post interessante. Adorei!
      Beijos, www.doseujeito.tk

      ResponderExcluir
    5. Não tenho constume de escrever, mas sempre me arrisco em algo rs

      Beijos
      www.amorliterario.com

      ResponderExcluir
    6. Hahahahahaahaha. Exatamente assim. A maioria de minhas ideias vem dos sonhos que tenho, acredita? POis é, acontece muita coisa louca e vou dando ideias e colando partes até se formar um negócio meio que decente. Se conseguisse colocar tudo o que quero, seria perfeito!

      Beijos

      Greice Negrini

      Blogando Livros
      www.amigasemulheres.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Essa eu TENHO q responder kkkkkk
        Eu tenho uma bagunça aqui de 5 contos grandes e 9 livros meio esquematizados/rascunhados, todos em um mesmo mundo q é uma coisa meio maluca de fantasia/ficção científica, e que saiu de uns sonhos meus quando eu mais nova.
        Sonhos o/

        Excluir
    7. Olá, tudo bem?
      KKKKK Acho que todo autor tem suas manias e suas fontes inspiradoras hehe Vemos tantos livros bons e ficamos pensando "de onde essa criatura tirou isso?".
      Super beijos <3
      http://livros-cores.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Gi, pensa duas vezes antes de me perguntar se tenho algum texto aqui de novo.... Como não apareceu ninguém pra me internar ainda, da próxima a loucura piora hahahahahhaaha

      ResponderExcluir
    9. Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de escrever alguma história, mas acabo achando difícil e nunca tento! Mas ainda vou escrever algo, pode ter certeza! :) Adorei o post!

      Abraço

      http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Oiii Gi. hahhah, adorei!!!
      As minhas histórias partem de conversas. Ás vezes tenho algumas conversas (engraçadas, tristes, fofas) com alguém e aquele diálogo fica na minha cabeça. E ele pede: me use. E então eu dou um jeito de criar uma história para ele. :)
      Beijoooos
      http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Muito legal esse post!
      Inspiração é uma coisa complicada, aparece nos lugares mais estranhos, e as vezes você procura, procura, e não encontra, não é mesmo?

      Beijos,
      Thiago - Blog GentleGeek

      ResponderExcluir