• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Origem

    De onde viemos? Para onde vamos?
    Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".
    O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.
    Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.
    Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.
    Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.
    Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

    Se eu falar que nunca tinha tido contato com a escrita do Dan Brown antes eu estaria mentindo, eu já tentei ler dois livros do autor: Fortaleza Digital e Ponto de Impacto, mas infelizmente não consegui ir adiante com nenhuma das duas leituras. Mas para a minha alegria, consegui ter em mãos o mais novo lançamento do autor, que é com um protagonista que já tem certa fama e que eu estava bem ansiosa por conhecer.

    O livro tem como protagonista o notável Robert Langdon (protagonista de Anjos e Demônios, Código da Vinci...) e ele está na Espanha a convite de um ex-aluno, que se tornou uma das mentes mais brilhantes que o mundo já viu, ele promete fazer um anuncio que ira mudar a vida de todos, e também negar tudo o que as religiões vem pregando desde o inicio dos tempos. Esse anuncio era tão importante e perigoso que o aluno de Robert  é assassinado no meio de sua apresentação e acaba não revelando sua descoberta, agora Robert e Ambra Vida, diretora do museu, tem que correr contra o tempo para decifrarem qual era a descoberta de Edmund Kirsch, antes que ela se perca para sempre.

    Eu optei por não dar muitos detalhes da trama, pois como se trata de um livro de suspense, quanto menos se souber melhor. Em relação aos personagens eu gostei muito da maneira como foram desenvolvidos, cada um tinha uma característica que de certa forma marcou a narrativa e ajudou,  no desenvolvimento da historia. Eu posso não ter lido por completo os livros do autor, mas vi a adaptação de O Código da Vinci e como muitos leitores falam que o autor segue uma formula, eu já sabia mais ou menos o que esperar. Mas o melhor de tudo é que não é preciso ter lido os outros livros protagonizados pelo Robert para entender a historia.

    "Para o cérebro humano qualquer resposta é melhor que nenhuma. Sentimos um desconforto enorme diante de "dados insuficientes", e assim nosso cérebro inventa os dados, oferecendo-nos, no minimo, a ilusão de ordem."

    Em "Origem" Dan Brown mais uma vez põe em questionamento o assunto religião, um assunto que pelo que pesquisei está bem presente em muitos dos seus livros. Nesse em especifico ele explora a oposição entre o ateísmo/agnosticismo e as outras religiões presentes no mundo, focando muito no questionamento que todos fazem um dia: de onde viemos? pra onde vamos? e nesse linha de pensamento ele desenvolve um livro que do meu ponto de vista é muito envolvente e rico em informação, os lugares pelos quais o Robert passa são incríveis e toda a conspiração é muito bem bolada.

    O autor lança muitas informações, mas tudo no tempo certo, assim o leitor não fica perdido e logo anseia por mais, e também mistura muito bem a realidade com a ficção, de tal forma que chegamos até mesmo acreditar nos dados que são apresentados. Ele tem uma escrita muito envolvente e dinâmica e que me prendeu do inicio ao fim do livro. Agora sim eu posso dizer que li um livro do Dan Brown e devo dizer que adorei a experiencia. Com certeza eu vou atrás dos outros livro que o Robert protagoniza, pois gostei muito do personagem e espero ter uma experiencia tão positiva quanto essa.

    A edição do livro está maravilhosa, eu adorei a capa, acho que combina com a historia. As letras tem um bom tamanho para leitura, as páginas são amareladas, o que ajuda muito e eu não encontrei nenhum erro de revisão.

    "Historicamente, os homens mais perigosos da Terra eram homens de Deus... em especial quando seus deuses eram ameaçados. E eu vou arremessar uma lança em chamas contra um ninho de vespas."  

              Editora: Arqueiro || Autor: Dan Brown || Páginas: 432 || Skoob || Buscapé


    8 comentários:

    1. Ainda não li o livro. Tenho é estou louca para começar a ler. Adoro Dan Brown e toda sua filosofia. Sortearemos este livro pelo meu insta mês que vem. Parabéns pela resenha.

      ResponderExcluir
    2. Fez bem, livros assim é importante manter o suspense. Eu vou ler para o clube do livro de janeiro, e estou com grandes expectativas.
      Bjs, Rose

      ResponderExcluir
    3. Olá! Tudo bem?
      Nunca li livro de Dan Brown, confesso que fique um tanto receoso. Na vontade eu olho, leio a sinopse e não vem a vontade de seguir adiante e ler, sabe?

      Pela sua sinopse tesse parece ser realmente interessante, quem sabe dou uma chance para ele!?

      Bjão,
      Diego, Blog Vida & Letras
      www.blogvidaeletras.blogspot.com
      Feliz 2018

      ResponderExcluir
    4. Oi Gio, tudo bem?

      Desde que esse livro lançou estou louca para lê-lo, pois é o tipo de história que sempre me fascina e me faz ficar vidrada. Já li Anjos e Demônios do autor e simplesmente amei, mesmo tendo lido bem nova. Com certeza é uma leitura que quero em breve!

      beijos!

      ResponderExcluir
    5. Nunca li ou livro ou alguma obra do autor, mas só ler sua resenha me fez pensar no tempo que perdi me privando do conhecimento dessa obra. Sou apaixonada por esse estilo de historia.

      ResponderExcluir
    6. Eu não gosto dos livros do Dan Brown, mas fico feliz que ele te rendeu uma boa experiência literária e uma boa resenha.

      ResponderExcluir
    7. Olá!
      já tive oportunidade de ler os dois famosos livros do Dan, e gosto muito de como ele prende o leitor, suas tramas com Robert Landon são bem desenvolvidas e instigantes do inicio ao fim, mesmo sendo previsível. Estou bem curiosa para ler esse livro e espero ler esse ano!

      beijos!
      https://blogdatahis.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Se gostou de Origem, leia o livro lançado antes dele: Inferno. É brilhante e o meu preferido, dentre todos os outros do Dan Brown,tanto pela história, quanto pelo plot twist fantástico e a genialidade dos detalhes que, assim como o poeta Dante colocou em Inferno, o autor o fez em seu livro. Recomendo demais!

      ResponderExcluir