• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Tudo e Todas as Coisas

    Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.
    A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
    Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.
    Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.

    Eu comecei a ler o "Tudo e Todas as Coisas" de uma maneira despretensiosa e apesar de ter uma temática um pouco diferente da que eu estou acostumada, eu me surpreendi e me emocionei muito.

    O livro narra a historia de Madeline, uma garota que tem uma doença rara conhecida como IDCG - Imunodeficiência Combinada Grave, basicamente ela tem alergia a tudo e tem que ficar em casa para não correr o risco de ser contaminada. As únicas pessoas que ela tem contato são sua mãe, sua enfermeira, Carla, e as vezes um de seus professores particulares. Ela já estava acostumada com a sua vida, afinal já se passaram 17 com ela nessa situação.

    Mas certo dia, chegam os novos vizinhos e entre eles está Olly, um garoto que quase sempre está vestido de preto e possui hábitos imprevisíveis. Apesar da distancia eles começam a trocar e-mails e a se conhecer melhor e pouco a pouco um sentimento vai surgindo entre eles e esse sentimento faz Madeline questionar tudo o que sabe e que está acostumada. Realmente vale a pena ficar segura em casa e não viver realmente?

    Eu queria poder falar mais sobre a historia, mas a graça é você ir sabendo muito pouco, e se possivel não assista ao trailer do adaptação, ele da muitos spoilers da historia.


    Tudo e Todas as coisas foi um livro que me surpreendeu muito, principalmente por trazer personagens reais, que erram, que acertam, que amam e que perdoam. A autora conseguiu montar cada um deles com maestria e você se apega a cada um de uma maneira diferente. 

    Madeline é uma menina maravilhosa, ela sempre está pensando em sua mãe e na sua enfermeira e apesar de ter sido criada conhecendo praticamente só elas pessoalmente, ela é muito inteligente e madura. De certa forma eu me identifiquei muito com ela, não pelo fato da doença, claro, mas pela fome que ela tem do mundo, de conhecer cada lugar e viver intensamente. É uma menina maravilhosa e que com certeza conquistou a minha afeição.

    Olly é um rapaz maravilhoso, ele passou por muitas situações complicadas com seu pai e isso acabou mexendo com ele. Mas Olly nunca deixou de ser um rapaz inteligente e que se importa com a família e com as pessoas ao seu redor. Ele e Mad começam a trocar e-mail e viram amigos bem depressa, cada um encontra no outro uma maneira de fugir um pouco da realidade.

    Carla é a enfermeira da Madeline, ela é uma pessoa maravilhosa e arrisco até a dizer que ela é a minha personagem favorita. Enquanto a mãe da Mad é bem controladora e segue a risca todas as regras para proteger a filha a Carla é mais liberal e faz o possivel para ver a Mad sorrir.




    Ler esse livro mexeu comigo, eu acompanhei a historia da Madeline e vi quantas coisas ela deixou de fazer nesses 18 anos por causa da doença e eu não faço por pura comidade. É como disse Oscar Wilde, "viver é a coisa mais rara do mundo, a maioria das pessoas apenas existem", e eu não quero existir, eu quero viver e esse livro me despertou essa vontade.

    Esse livro é maravilhoso, além de falar de uma doença muito rara ele também expõe assuntos com a violência e alcoolismo e mostra as consequências desses atos, eu achei isso de suma importância, afinal é uma coisa que infelizmente acontece muito. O livro inteiro tem um ritmo muito legal, mas o desfecho dele, logo nas ultimas páginas, é uma das melhores coisas no livro. 

    A parte física do livro está linda, eu particularmente não gosto muito de capas de filme, mas eu adorei essa, a parte interna também é fantástica, cheia de detalhes delicados que deixam a leitura muito prazerosa, além de contar com letras de tamanho médio e paginas amarelas o que é um prato cheio para os leitores. E o melhor é que o livro contém oito páginas com fotos do filme! Ele é puro amor ❤






    11 comentários:

    1. Realmente, " a maioria das pessoas apenas existe" eu tô nessa maioria, vejo isso de um modo um pouco diferente.
      Tudo e todas as coisas é um livro que cativa a gente e faz pensar em nossa própria vida.
      Tô doida para assistir o filme!
      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    2. Olá! Tudo bom?
      Eu ainda não li e nem assisti a história, mas estou louca para ter oportunidade, todos falam muito bem, mas quero ler primeiro, também prefiro.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    3. Oi, tudo bem? Esse foi um livro que desejo ler realmente. É de se pensar nisso, algumas pessoas têm tantas oportunidades na vida e reclamam de tudo, enquanto que outras queriam ter só um pouco do que elas têm. Acho que vou gostar muito desse livro, quando ler volto aqui pra falar mais.
      Amei sua resenha, me deu mais vontade de ler este livro.
      beijos

      ResponderExcluir
    4. Oi tudo bem? Eu li Tudo e Todas as Coisas mês passado acho, e confesso que para mim a leitura não foi tão fantástica assim! Eu gostei muito do plost twist que tem, juro que não esperava aquilo, mas a história não foi tudo o que eu imaginava! Apesar disso é uma das leituras que a gente recomenda e sabe que um dia vai reler! Quero muito ler O Sol Também é Uma Estrela porque dizem que é melhor que esse! Adorei a resenha a edição da Arqueiro está um arraso mesmo!

      ResponderExcluir
    5. Oi Giovana!
      Acho que não tem uma pessoa por esse mundo de leitores que não esteja curioso para ler esse livro. E eu não sou diferente.
      Tenho lido muito comentários bons desde que ele foi lançado pela NC, mas só agora com o relançamento e com a chegada do filme foi que o bichinho da curiosidade me mordeu. A história parece ser muito emocionante e até agora todos os meus amigos que leram, amaram.
      Acho que será uma das minhas próximas leituras!
      Beijos

      ResponderExcluir
    6. Oiii Giovana tudo bem?
      Esse é um dos livros que mais tenho vontade de ler menina, fico feliz que tenha trazido a resenha para nós e sei que deve ser uma leitura lindo de se fazer, ótima resenha e dica anotada, além disso, achei linda essa edição.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    7. Olá, fiquei com vontade de ler o livro quando saiu o filme, mas acabei não fazendo nenhuma coisa nem outra ainda. Achei o enredo meio batido, apenas mais um sick-lit, mas ainda assim uma história que nos comove e nos prende. Eu particularmente gosto desse gênero. Bjs

      ResponderExcluir
    8. Oi, Giovanna!
      Antes de tudo, um agradecimento especial por não ter spoilers, rs. Já tava receosa logo que me deparei com a resenha, por ser exatamente a minha leitura atual, ainda bem no início, mas fiquei ainda mais empolgada em segui-la após saber de seus elogios sobre a obra e ainda por me identificar com algumas de suas opiniões sobre ele já. Gosto muito de livros que explorem mais sobre doenças e deficiências que não são muito faladas, mas que ao mesmo tempo também acabam ajudando a render mais informação para quem não conhece e mesmo para quem o tem se identificar de alguma forma, de repente. Estou gostando muito dos personagens também, e a edição com a capa do filme, também a que tenho, está mesmo lindo. As páginas de fotos são um pequeno charme, hein, haha. Espero continuar gostando da leitura tanto quanto você!
      Beijos!

      ♥ Sâmmy ♥
      ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

      ResponderExcluir
    9. Oi Giovana, ainda não tive oportunidade de ler ou mesmo ver o filme deste livro, mas tenho interesse. A história tem tudo ´para mexer comigo, e é muito triste ver quantas pessoas jogam suas vidas fora apenas existindo em vez de viverem de fato. Legal que esta edição do livro vem com fotos do filme, a capa ficou boa mesmo. Eu até gosto de algumas capas de filmes, como esta, por exemplo.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
    10. Esse livro é muito amorzinho!
      Adorei as referências literárias que a autora usou nessa obra e também gostei muito da forma como ela foi construida. Os personagens são muito marcantes e é impossível não se apegar a Maddy.

      beijinhos!

      ResponderExcluir
    11. Giovana, eu já ouvi falar tanto desse livro que acho que sei quase 80% da história.
      Não consegui resistir e vi o trailer e fiquei simplesmente apaixonada.
      Parece ser o tipo de livro que te prende e encanta, com certeza é um dos que eu quero muito ler.

      ResponderExcluir