• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado


    Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.
    Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
    No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
    A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.

    Eu já tive contato com os livros da Thalita anos atrás, quando eu ainda estava no fundamental, eu lembro que amei a coleção "Fala Serio!', foram alguns dos livros que marcaram a minha infância/pré-adolescência e eu estava muito animada em ler novamente algo Thalita e depois de conferir o "Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado" eu posso afirmar que não me decepcionei de nenhuma maneira. 

    O livro é um spin-off de "Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática" então quem já leu esse livro já está ambientado com os personagens e as historias, mas caso você, assim como eu, não tenha lido o primeiro livro não faz mal, você ira entender completamente a historia e não vai ficar perdido, talvez apenas pegue alguns spoilers do livro anterior.

    Nesse livro conhecemos mais afundo o personagem Davi, que é irmão de Dudu que por sua vez é namorado de Tetê, uma das melhores amigas de Davi. Ele começou a fazer um curso de astronomia que estava com vontade de fazer há anos, mas nunca fez por medo de sofrer preconceito e também conheceu Milena, uma garota super legal e que tem tudo a ver com ele.

    Mas como nem tudo são rosas, seu irmão esta escondendo um segredo de Tetê e seu outro amigo, Zeca, levou um pé na bunda e não aceitou isso muito bem (quem aceita, afinal) e Davi não faz ideia de como o consolar. Mas as coisas começam a mudar um pouco quando um amigo de Samantha vindo de Portugal mexe um pouco com a situação de Davi e de seus amigos e também o faz questionar tudo o que ele pensa sobre si mesmo e sobre a sua vida.

    "Quem precisa definir a gente são os outros, para nos entender. Esse é o problema deles! A gente só precisa sentir o que a gente sente! E ser o que a gente é! Não precisamos de definição sobre o que somos para viver coisas boas."

    Os personagens do livro são maravilhosos, eu posso não ter tido contato com eles antes, mas eu me senti ligada a eles, eu ainda tenho 17 anos então eu entendo um pouco da situação que todos eles passaram, afinal a maioria dos adolescentes passa por isso, é uma fase bem complicada da vida e você tem medo do futuro e tudo o que te aguarda. Eu acredito que a Thalita conseguiu transmitir essas sensações de insegurança e mudança através dos personagens, eu senti que eles pareciam reais e a qualquer momento eu ia encontrar algum deles na rua ou no shopping.

    Davi foi um protagonista maravilhosos, faz um bom tempo que eu não me apaixono por um personagem assim e eu consegui entender seus sentimentos durante o desenrolar da historia. O protagonista representa muito bem um adolescente, os pensamentos, as ações, as situações com o primeiro beijo, primeiro amor e as inseguranças que vem nessa idade.

    Um personagem que merece destaque é o Zeca, ele é um grande amigo do Davi e de Tetê e apesar de ser bem dramático, ele é super divertido, companheiro, alto-astral e sempre tenta dar os melhores conselhos.

    Todos os amigos de Davi são maravilhosos, cada um tem uma personalidade diferente e eles parecem que se completam, quando um vai longe demais outro o puxa de volta para a realidade e quando alguém tem um problema ou está passando por uma situação difícil, todos estão lá para apoiar. Eles são o tipo de amigo que todos gostariam de ter.

    "Não é porque vamos nos sujar amanha que deixamos de tomar banho hoje. Não é porque daqui a uma semana vamos esquecer uma piada, que deixamos de rir ou contar ela hoje. No fundo, a gente vive pra hoje, Davi."

    A escrita da Thalita mais uma vez me cativou, ela consegue fala de assuntos sérios e atuais sem deixar o livro com um clima pesado. Eu gostei tanto do livro que o li em uma única tarde, as páginas foram passando, os personagens foram contando as suas historias e eu fui me apaixonando, com certeza ele entrou para a minha lista de favoritos da vida!

    A Arqueiro mandou super bem na publicação, as letras são de um tamanho médio, as páginas amareladas e no decorrer do livro encontramos o mapa astral dos signos dos personagens, claro que eu amei todos, mas o signo de escorpião diva muito, sem falar que é o signo do nosso protagonista, então rolou aquela super identificação.

    Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado é um livro maravilhoso, ele fala sobre amor, amizade, família, preconceito e descobertas, com certeza é uma prato cheio para qualquer leitor.

    "O que não fazemos direito é viver o hoje com intensidade suficiente para que ele se torne inesquecível. Para que ele fique presente para o resto da nossa vida!!

                    
                Editora: Arqueiro|| Autora: Thalita Rebouças || Páginas: 304 || Skoob
                                                     


    11 comentários:

    1. Olá
      Imagino mesmo que seja um livro maravilhoso, ainda mais conhecendo a escrita da autora, o que me deixa ainda mais motivada. Sua resenha ficou otima e destacou elementos que chamam muito a minha atenção. Espero poder ler em breve!
      Beijos, F

      ResponderExcluir
    2. Eu gosto muito da escrita da Thalita e principalmente por ela ter escrito livros tão legais para os pre adolescentes despertando o hábito pela leitura. Porem, tenho uma critica muito forte quanto aos títulos desta duologia e não pretendo ler os livros em função disso.
      Beijos

      ResponderExcluir
    3. Olá!
      Que bom que esse livro te agradou e que Davi tenha sido um personagem bacana. Eu li o primeiro livro dessa série e detestei algumas coisas com exceção de Davi, que foi um personagem que adorei de todo o coração. Acho que esse livro já não funciona mais pra mim e não tenho vontade de comprar para falar mal.
      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Amei a sua resenha. Amo livros assim, e estou louco por esse livro dela.

      ResponderExcluir
    5. Oi! Adoro a escrita da Thalita, mesmo só tendo Fala Sério Mãe por enquanto rsrsr
      Logo que lançou esse livro fiquei encantada com a premissa e o estilo da capa. Com certeza quero ler, mas como não gosto de spoiler pretendo ler o Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática primeiro :)
      Beijo :* Ótima resenha!

      ResponderExcluir
    6. Oie!
      Nunca li nada da Thalita, mas após conhecê-la na Feira do livro da minha cidade, no começo do ano, fiquei super curiosa para conhecer seus livros.
      Pude ver o quanto ela encanta leotores de todas as idades, crianças, jovens e até mesmo as mães foram prestigiá-la.
      Autores como ela têm se destacado por atrair o público jovem para o universo da leitura e isso não pode passar despercebido!
      Obrigada pela dica!
      Um beijo

      www.asmeninasqueleemlivros.com

      ResponderExcluir
    7. Fala sério também fez parte da minha adolescência, como eu adorava acompanhar todas aquelas histórias, devorava em um dia só! Bacana ver que a Thalita segue escrevendo pra esse publico, é meio que um caminho para manter adolescentes na leitura. Não sabia desse lançamento e fiquei bastante interessada.

      ResponderExcluir
    8. Olá!
      Eu nunca li nada da Thalita, acredita? Mas tenho muita curiosidade. Porém, essa obra em particular, não me chama a atenção porque é uma coisa bem juvenil, e no momento não estou na vibe para isso. Mas, depois de seus elogios, com certeza vou deixar essa dica anotada e quem sabe futuramente eu resolva ler, não é mesmo?
      Beijos.

      ResponderExcluir
    9. Oi!
      Eu infelizmente não sou lá muito fã da autora, porque acho que ela aborda certos assuntos de maneira não muito correta pra os jovens, principalmente no livro anterior a este.
      Mas enfim, que bom que gostou dessa leitura ;)

      ResponderExcluir
    10. Conheci a Thalita e ela é muito fofa! Não tive contato com os livros dela quando era adolescente, mas vi que ela tem uma legião de fãs. Fiquei curiosa a respeito desse segundo livro da série confissões, ele me agradou mais que o primeiro, devo admitir (mas ainda não li nenhum deles, huahuahua)

      A diagramação é maravilhosa, de ambos os livros! Fiquei apaixonada por ela, a Arqueiro é realmente demais!

      Abraços!
      www.asmeninasqueleemlivros.com

      ResponderExcluir
    11. Não costumo ler ficção adolecescente, mas sempre tive curiosidade de ler uma obra da Thalita Rebouças. Sempre que leio uma resenha de alguma obra dela são super elogiadas.
      Gosto de histórias envolventes e cativantes e pela sua resenha esse livro foi uma ótima experiência. A dica está anotada para a posteridade.
      Abs e parabéms pela resenha ^^

      ResponderExcluir