• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Crítica 3 em 1: The Flash, Supergirl & Legends Of Tomorrow

    Hoje eu resolvi reunir o review de 3 séries da CW numa postagem única. The Flash (3ª Temporada), Supergirl (2ª Temporada) e Legends Of Tomorrow (2ª Temporada). Eu peço desculpas aos fãs de Arrow, já que ela deveria estar inclusa aqui, mas infelizmente ainda não consegui acompanhá-la :/









    Vou começar falando da minha preferida entre as três mas que nesse ano me decepcionou um pouco. The Flash acaba de fechar mais temporada, trazendo pela terceira vez consecutiva um vilão velocista. Ter mais um vilão velocista não teria sido um problema tão grande se a história como um todo tivesse se inovado mais. No começo da temporada temos Barry criando o famigerado "Flashpoint", saga já extremamente conhecida dos fãs dos quadrinhos do herói. E o Flashpoint acaba sendo realmente o acontecimento mais interessante da temporada, tanto durante, quanto as consequências que se sucedem.

    A maioria dos personagens teve um desenvolvimento interessante, destaque para Caitlin que finalmente se transformou em Nevasca. Eu achei ótimo que isso tenha se firmado, seria um desperdício descartar a Nevasca seja vilã ou não. Barry teve o mesmo desenvolvimento das temporadas anteriores, lidar com a responsabilidade de seus poderes e com as consequências de seus atos, só que nessa temporada com consequências mais pesadas.

    Agora falando sobre os vilões, a série deu continuidade ao formato semelhante a quadrinhos, trazendo um grande arco durante a temporada, mas com toda semana tendo uma situação, o famoso "problema (ou vilão) da semana". E nessa temporada tivemos muitos vilões interessantes e alguns voltaram de temporadas anteriores. A exemplo do Gorila Grodd, que foi vilão durante dois episódios, sendo esses uns dos melhores da temporada. Eu sinceramente acho que Grodd merecia uma temporada inteira como vilão, no entanto os efeitos especiais são realmente caros para que isso aconteça. Também tivemos Alquimia no início da temporada, que teve uma história interessante, mas poderia ter sido melhor aproveitado.


    E aí temos o vilão principal, Savitar. Quem conhece os quadrinhos, sabe que o personagem da série não é o mesmo dos quadrinhos. Eu costumo achar bom esse tipo de mudança, porém nesse caso aqui, era melhor que fosse como nos quadrinhos. Savitar apesar de ser o vilão mais cruel que tivemos até aqui, possui uma motivação além de confusa, explicada de maneira muito simples.

    Não há impacto em entender suas motivações. E além de tudo ainda há um problema maior ainda em sua identidade, que é feita de mistério durante vários episódios e sempre com a ideia de que alguém do "team flash" teria traído Barry. Para que na hora da revelação, não tenha nada a ver com isso, qual o sentido de enrolar esse tempo todo para uma revelação que não tem impacto nenhum. É uma surpresa, mas não há realmente um impacto nessa revelação. A narrativa se tornou confusa e muito repetitiva.

    E então para fechar temos a season finale. Que tem um começo interessante, mas que acaba sendo muito apressada em alguns momentos, e enrola muito em outros. Tem cenas absolutamente desnecessárias, que não levam a lugar nenhum e não agregam nenhum peso a trama. Para que depois ocorra um final super apressado. Pelo menos não caiu na repetição de encerrar um problema com discursos morais, coisa que já saturou demais a série. Quanto ao gancho para a próxima temporada, não quero dar spoilers, mas provavelmente teremos muitas surpresas, mas pelo menos pelo que foi dito, não será um vilão velocista.

    Supergirl teve uma primeira temporada mais ou menos, que tinha certa qualidade mas ainda precisava encontrar seu foco. E então na segunda temporada tivemos a adição de Superman. Que durante o anúncio foi algo que me preocupou por dois motivos. Primeiro que o papel de Superman não é um em que todos se encaixam e segundo que a possibilidade do Superman tirar o protagonismo da Supergirl não era pequena, isso já tinha meio que acontecido na primeira temporada.

    Mas a entrada do Superman foi uma das coisas mais incríveis do segundo ano da série. Tyler Hoechlin entregou um Superman mais divertido mas no mesmo nível de qualidade de outros já vistos no cinema e sua relação com Kara foi trabalhada de maneira excelente. Também é muito bom destacar a relação de Alex com Maggie.

    Pôster especial do crossover

    Um romance lésbico trabalhado com bastante sutileza e naturalidade, além de ser um grande ganho na representatividade LGBT em séries, já que isso é extremamente incomum em séries de heróis.
    E então não posso deixar de comentar sobre o crossover musical com Flash. Que apesar da premissa interessante, trouxe um vilão absurdamente subaproveitado e um final fraco.
    Já a season finale, foi um dos melhores episódios da série inteira. Tivemos nada menos que um embate entre Supergirl e Superman. E Kara mais uma vez provou ser uma garota de aço assim como seu primo



    O que dizer de Legends Of Tomorrow? Uma primeira temporada bem duvidosa, que apesar de trama interessante trouxe uma narrativa um pouco confusa, uma mulher gavião subaproveitada e alguns elementos que soaram meio toscos de início. Mas que incrível melhora uma segunda temporada pôde fazer!

    A série parece finalmente ter encontrado seu tom divertido e despretensioso mas ao mesmo tempo com qualidade narrativa. O primeiro ponto positivo é como os personagens estão sendo melhores aproveitados agora do que na primeira temporada. Rip Hunter por exemplo se afastou nessa temporada, fazendo com que a equipe seja mais desafiada e tenha que "se virar" sem o capitão. E é nisso que personagens como Sarah, que se tornou uma líder incrível, ganharam mais destaque.

    Também entraram interessantes personagens novos, como Amaya, pertencente a sociedade da Justiça da América e também Nate, um historiador que entrou meio do nada na história mas que tem muito carisma. Legends Of Tomorrow pode não ter os melhores efeitos especiais, mas é uma série extremamente divertida e muito próxima aos quadrinhos.

    E então temos um dos episódios de série mais esperados do ano. O aguardado mega crossover entre as 4 séries do universo DC+CW. Começando no finalzinho do episódio 8 de Supergirl, com uma espécie de pequeno anúncio do que virá. Depois temos o também oitavo episódio de The Flash, onde a ameaça é realmente apresentada. Adorei que o motivo do crossover tenha sido uma invasão alienígena, diferente das ameaças comuns das 4 séries da CW.

    E então temos o episódio de Arrow, que coincidentemente foi o centésimo episódio da série, então aproveitaram para que fosse feita uma espécie de homenagem a antigos personagens, e mesmo sendo o mais fraquinho dos 4 episódios do crossover, foi inteligente como utilizaram a história do crossover para fazer esta pequena homenagem. Depois chegamos a Legends Of Tomorrow, que na minha opinião foi o melhor dos 4, concluindo um arco fechadinho, divertido, sem atrapalhar as narrativas individuais e trazendo ótimas cenas de ação.

    As séries da CW/DC devem retornar com suas novas temporadas ainda no final deste ano!

    Assiste alguma dessas séries? Se sim, conte o que achou haha!

    10 comentários:

    1. Oiii Gustavo tudo bem?
      Eu realmente gostei muito de saber a sua opinião, antes eu viciada em flash, agora achei essa série sem graça mesmo, e supergirl ainda não assisti.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    2. Não sou fã do Flash, por isso nunca me empolguei ver a série dele. Supergirl até vejo esporadicamente e Legenda eu nunca vi.
      Bjs Rose

      ResponderExcluir
    3. Olá, bom não acompanho nenhuma dessas séries, então concordo com tudo que vc disse kkkkkk. Eu vejo alguns episódios esporadicamente e gosto muito de Supergirl, mas como não conheço muito o universo dela não entendo bem os vilões e tal. Gostaria que vc tivesse falado das séries em separado, ajudaria a quem não acompanha hehe. Bjs

      ResponderExcluir
    4. Já tentei assistir as três, mas sempre desanimei. Não me chama tanto a atenção.
      Beijos
      Mari
      Pequenos Retalhos

      ResponderExcluir
    5. Nenhuma da séries mencionadas faz a minha cabeça, mas o meu sobrinho adora a três, e como ele mora comigo, vez ou outra eu assisto alguma coisa. Excelente o seu post, parabéns!

      Tatiana

      ResponderExcluir
    6. Oi, tudo bem?
      Ainda não vi nenhuma das séries mencionadas e ainda não me interessei muito. Eu ando totalmente sem tempo para séries, e estou com muitas que comecei e parei. Ainda tenho vontade de ver Arrow, que cheguei a começar, e talvez se eu der continuidade, posso me interessar em ver essas outras que você citou.
      Achei uma pena essa temporada de Flash ter tido tantos problemas e espero que na próxima melhore. Por outro lado, achei ótimo saber que Supergirl e Legends of tomorrow melhoraram.
      De qualquer forma, adorei o post e a forma como você explicou os aspectos bons e ruins dessa temporada das três séries.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    7. Oiiiiiie!
      Eu sou louca pra assistir Super Girl, mas ainda não tive oportunidade, adorei seu post, bem completo sobre as séries *-*

      ResponderExcluir
    8. Olá!! :)

      Eu confesso que não conhecia a serie Legends, mas fiquei curioso!! Das três, a que mais quero ver e Flash!

      Ainda bem que nessa serie as personagens são bem desenvolvidas! Acho isso fundamental! Vou esperas por mais opiniões!

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    9. Oie
      não são os tipo de séries que me atraem mas mesmo assim gostei de saber um pouco mais sobre, não é meu gênero mas ainda assim bela dica

      beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Olá! Muito bom saber mais sobre as séries. Legal você trazer assim em post. Gostei bastante. Parabéns pelo blog, muito sucesso, bjoooooooo

      ResponderExcluir