• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Crítica: Stranger Things - 1ª temporada

    Pôster oficial da série.

    A nova série original Netflix "Stranger Things" chegou faz menos de uma vez e já é uma das séries mais elogiadas e comentadas do ano.
    A série se passa na década de 1980, quando um garoto chamado Will Bynes desaparece e se inicia uma incessante busca pelo menino, mas que tem como resultado o surgimento de mais mistérios e o aparecimento de uma garota realmente estranha.


    Com uma temporada de apenas 8 episódios, Stranger Things consegue apresentar uma história bem amarrada, empolgante, e cheia de homenagens aos anos 80. Envolta em terror, drama, e muito suspense, a série também traz todo um ar de aventura, sendo protagonizada principalmente por 4 crianças.

    A ambientação da série é extremamente bem feita, se passando nos anos 80, as roupas, os cabelos, os objetos, todo o cenário transmite a sensação característica daquela época. Esta década pode ser sentida em diversos elementos da série, da abertura aos créditos, as fontes utilizadas, e também a trilha sonora. Outra grande referência é a presença de Winona Ryder, que fez muito sucesso nos anos 80.
    A fotografia da série é outra coisa muito bem feita. Não se compara a fotografia de outras grandes produções, mas é bacana notar que houve um cuidado em produzir belíssimas imagens. O uso de luz fraca em algumas cenas, aumenta a sensação de mistério, incita curiosidade.


    Quanto ao enredo da série, alguns clichês pode incomodar, porém são clichês bem desenvolvidos, e a maioria existe para fazer referência aos anos 80. Além disso existem coisas que abandonam completamente o clichê esperado. Destaca-se o personagem Hopper, interpretado por David Harbour, que ao inicio da série dá alguns indícios de que irá se tornar o clássico xerife preguiçoso de uma cidade pequena, porém o desenvolvimento do personagem vai totalmente contra este estereótipo, ao longo da temporada fica claro a missão depositada no personagem.

    A história tem começo, meio e fim, deixando apenas algumas pequenas pontas soltas pra uma possível próxima temporada. Não se trata de uma série que prende o espectador por várias temporadas, o final da mesma é construído de uma forma que é possível encerrar a série em apenas 1 temporada, mas também é possível desenvolver mais da mitologia criada neste universo.
    A série foi criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer, e este é seu primeiro trabalho para a televisão (mais especificamente canal de streaming nesse caso). Fica clara as homenagens aos filmes de Steven Spielberg, J. J.  Abrams, e também George Lucas.









    Sobre o elenco desta série, simplesmente incrível, Winona Ryder entrega uma de suas melhores atuações, o drama, o desespero, a determinação de sua personagem são entregues de uma forma intensa e bem realista. Entretanto o grande talento de Ryder não foi suficiente para tirar o destaque dos quatro protagonistas mirins. Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaghlin e Millie Brown.
    É inegável o destaque de Millie Brown interpretando a personagem Eleven. Seu trabalho exigiu grande esforço visto que a personagem possuí poucas falas, sendo assim foi feito um intenso trabalho com a expressão facial. E Millie mesmo sendo uma atriz não tão experiente conseguiu transmitir todo o peso que a personagem possuí.
    Os criadores já demonstraram interesse na realização de uma segunda temporada. Mas por enquanto a Netflix não se pronunciou. E você? Já assistiu Stranger Things? O que achou? O que espera de uma próxima temporada? Conte-nos nos comentários!


    Gustavo Matheus

    10 comentários:

    1. Olá,
      Não tenho o costume de acompanhar séries, somente algumas que chamam muito a minha atenção, o que infelizmente não é o caso dessa.
      Não sou muito fã de filmes, livros ou séries que tem como protagonistas crianças e eu prefiro também as que apresentem porrada! rsrs
      Mas achei interessante conhecer.

      http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi, eu tenho acompanhado o hype que essa série está recebendo desde que foi lançada pela Netflix e fiquei curiosa para assistir por causa da repercussão dela e de tão comentada e elogiada que ela está sendo, por isso, acho que darei uma oportunidade e assistirei em breve.
      bjus

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, apesar de estar sendo muito comentada. Tem pessoas que não gostam, não se indentificam com a série. Mas vale muito a pena experimentar. Espero que goste

        Excluir
    3. Oi Gustavo,
      Obrigada por não postar spoilers hehe
      Estou bem curiosa para assistir essa série. Não curto suspense/terror, mas TODO mundo está falando bem, então acho que vou arriscar um hora dessas. :))

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! A série não é suuuper assustadora, até porque é protagonizada por crianças. Mas da pra levar uns sustos de vez em quando.

        Excluir
    4. Olá!
      Acho que o pessoal anda falando tão bem dessa série que eu criei uma expectativa tão grande e tenho medo de me decepcionar, até agora assisti só o piloto e não achei tudo isso, ainda. Mas vou insistir e assistir o resto, o bom é que é bem pequena! E saber que a história tem começo, meio e fim já me anima mais.
      Beijos.
      https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

      ResponderExcluir
    5. Oi, tudo bem?
      Assistir a temporada inteira em algumas horas e me apaixonei, quer mais temporadas!
      No início não gostei do delegado, mas se tornou um dos meus personagens favoritos!
      Bjs

      ResponderExcluir
    6. Oi, tudo bem? Acho que vou enlouquecer se eu não começar a assistir essa série logo. Já estou ansiosa para ver e lendo sobre ela aqui fiquei ainda mais curiosa.
      Bj

      ResponderExcluir
    7. Parabéns! Você expôs toda a série e não deu nenhum Spoiler! (Por mais posts assim na blogosfera). Eu sou a louca das séries e vou procurar essa para dar um olhada. Beijinhos.

      ResponderExcluir
    8. Olá Gustavo.
      Estou vendo muito gente falando dessa série e vou assistir para ver se me agrada. Voltar aos anos 80 deve ser uma coisa maravilhosa. Nasci no final da década, eu meus pais falam que foram anos ótimos.
      Adorei a sua opinião, me motivou mais a ver.
      Beijinhos!

      ResponderExcluir