• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Não Tão Primos



    Tudo parece sem cor. As férias começaram com um romance e acabaram como um filme de terror. Agora as aulas vão recomeçar e Bernardo terá que enfrentar os meninos que o agrediram e lidar com a nova emoção que insiste em seguir os seus passos: o medo. Apesar de tudo, Bernardo não está sozinho, Gustavo chegou para recolorir o seu mundo. Gustavo e Bernardo são meio que primos, ou melhor, Não Tão Primos.
    Os dias podem se tornar cinza por algum tempo, mas jamais perderão o calor, pois a famosa cidade do verão eterno não deixa que os corações fiquem frios por muito tempo. Prepare-se para aquecer e colorir o seu mundo com Bernardo e seus amigos. Seja bem-vindo a São Pietro!




    Eu fiquei muito feliz quando vi que o blog tinha sido selecionado para ser parceiro da Editora Coerência, pois apesar de ser uma empresa nova, o catalogo deles está incrível. Esse livro, juntamente com um outro, foi o primeiro da editora que recebi, e o primeiro que li. E não poderia ter escolhido leitura melhor. 

    Em "Não tão primos" conhecemos a historia de Bernardo, um adolescente que se apaixonou pela primeira vez, e foi justamente pelo seu instrutor de natação e o menino mais popular da escola. Porém essa paixão não teve um desfecho muito feliz, e agora que as aulas estão voltando, ele vai ter que enfrentar seus maiores medos. Contudo, um primo, que não é tão primo, vem morar na casa dele, e eles começam a ter uma amizade muito forte, e que vai acabando se tornando algo mais. 

    " A aula começou, e eu estava esperando que fosse um desastre... O menino mais desejado do colégio estava ao meu lado, de sunga, e seria meu instrutor! Já me imaginava parecendo uma galinha que caiu na água, se debatendo sem sair do lugar."

    Bernardo é um jovem bem calmo e responsável, que leva uma vida bem pacata com sua mãe e sua melhor amiga, mas quando o verão chega, a sua vida muda completamente. Ele foi um personagem bem construído, podemos ver todos os medos e receios dele ao longo do livro, e também os seus sentimentos em relação a cada pessoa. 

    Gabi é a melhor amiga de Bernardo, ela é completamente maluca (no bom sentido), bem elétrica e faladeira, e que sempre está lá para quando o amigo precisa, e muitas vezes é a sua confidente. 

    Gustavo é o não tão primo, ele é um rapaz bem calmo e alegre e que faz sucesso assim que chega na escola. Além de ser bonitão, é um ótimo cantor e sempre que pode está protegendo o Bernardo e o incentivando a seguir seus sonhos. 

    Nós temos poucos personagens secundários, eles variam da mãe do protagonista aos amigos do Gustavo. Eu senti falta do aprofundamento desses personagens, eles poderiam ter sido mais desenvolvidos e também aparecer mais na historia. 

    " Nunca deixem que os outros tentem tirar o seu brilho, as suas cores o seu lugar. O que é nosso foi conquistado por nós, e ninguém tem o direito de tirar isso da gente! "

    O livro é um romance juvenil, e então encontramos uma historia leve, divertida, contendo uma pitada de drama, e falando de assuntos sérios como a homofobia, mesmo que este não seja tratado com tanta seriedade .A leitura foi uma delicia, o livro não tem muitas palavras difíceis, as letras estão grandes e as páginas são amarelas, o que facilitou a leitura. Eu não encontrei nenhum erro de revisão, e o titulo e capa estão maravilhoso e condizem muito com a historia.

    Apesar de sentir falta de um melhor desenvolvimento da historia, principalmente na parte dos personagens secundários, a leitura é muito boa e é altamente recomendada para quem está a procura de um romance leve e diferente. 


                    Editora: Coerência || Autor: Renan Merlin || Páginas: 196 || Skoob || Facebook


    17 comentários:

    1. Oi Giovana, eu não conhecia esse título e nem a editora, mas fico feliz que, apesar de nova, o catálogo se destaca bastante. E fiquei muito curiosa a respeito desse enredo, sem contar que achei a capa muito linda também. Por ser um romance juvenil, deve mesmo ser bem descontraído. Já anotei a dica!
      Beijos, Fer

      ResponderExcluir
    2. Olá...
      Achei bem interessante pois são poucos os livros que eu vejo que tocam no assunto da homofobia que hoje é um tema muito grave na nossa sociedade, gostei do fato do Gustavo ter sentimentos por outros garotos, e sua melhor amiga parece realmente interessante se é tão faladeira... emfim gostei da sua resenha e alem de ler irei recomendar esse livros para os meus amigos...
      Beijocas...
      https://westfalllivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Ainda não conhecia o livro, mas achei a capa simpática. Estou em busca de um romance com estas características: romance e leveza. Adorei sua opinião e vou procurar pra comprar.
      Meu Amor Pelos Livros
      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Oie, giovana, que bacana ver que você gostou desse livro. A princípio, quando vi esse título achei que seria alguma coisa hot, mas me surpreendi ao perceber que é um livro sobre um garoto se descobrindo e até mesmo abordando o tema da homofobia. Que pena que os personagens secundários não foram tão bem abordados, mas quem sabe isso fica de dica para oo autor em uma próxima edição, não é.

      ResponderExcluir
    5. Ola

      Já conhecia a editora e também tentei a parceria mas infelizmente não passamos. Fico feliz que o catálogo tenha lhe agradado. Essa estória parece ser bem tocante e muito gostosa de ser e não imaginava que falasse sobre as descobertas de um garoto. Não sei se o leria mas achei bem interessante a premissa.

      Everton equipe Rillismo

      ResponderExcluir
    6. Oi
      Não conhecia o livro, mas pela sua resenha, pareceu uma daquelas leituras leves e deliciosas de fazer.
      Gosto de leituras engraçadas, romanticas e com pitadinha de drama e essa parece ter tudo isso mesmo.
      Espero ter a oportunidade de ler.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    7. Oi Giovana, tudo bem?
      Pela sua resenha esse parece ser um romance bem leve e fofo, e eu amo histórias assim. É uma pena que os personagens secundários não tenham sido melhor desenvolvidos, também prezo muito por isso numa boa história, no entanto, parece ser um livro interessante, principalmente por nos dar a chance de conhecer como uma pessoa que sofre homofobia se sente. Espero ler um dia.

      Beijos! ♥

      ResponderExcluir
    8. Oi gatona,

      Eu gostei da leveza desse enredo e já está entre os livros que quero comprara para ler nas férias, porque traz uma simplicidade sobre o mundo juvenil e um desenvolvimento mais superficial da trama que acaba gerando mais romance do que drama e isso vai me relaxar, já que li muitos livros tensos nesses últimos meses.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    9. Olá Gio,
      Como ainda não conhecia esse livro? A história me prendeu apenas por ler sua resenha. Gostei muito de saber que Bernardo está lidando com uma situação complicada e o desenrolar me fez entender que ele busca uma solução, ou, melhor, um recomeço nos amigos - que podem virar algo a mais.
      É chato não termos um desenvolvimento legal para os personagens secundários, mas acredito que, independentemente disso, a leitura vale muito a pena.
      Parabéns pela resenha.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    10. Oi!
      Não conhecia essa editora, mas pela sua primeira resenha dela já me interessei bastante, pois o livro trata de um tema que é muito importante, e precisa ser mais espalhado na literatura nacional.
      Uma pena que alguns personagens ficaram um pouco sem uma profundidade de suas histórias, pois é sempre bacana quando conseguimos nos cativar por outros personagens além do principal, e queremos sempre saber mais sobre eles.
      Pelo jeito é um ótimo livro, não vejo a hora de conferir mais resenhas desta editora

      ResponderExcluir
    11. Oiee Gio,

      Eu já conhecia a editora, mas não o título, fiquei na dúvida se ele é nacional, é? Gostei da premissa, curto muito literatura LGBT e por isso fiquei muito interessada em fazer essa leitura. adorei a sua resenha e a maneira que você passou as suas impressões sobre a história.

      Beijos

      ResponderExcluir
    12. Olá!!!
      Eu não conhecia esse livro e nem o autor e gostei bastante da premissa do livro e do que ele aborda apesar de o autor não ter se aprofundado em certas partes como vc mencionou e por ser uma leitura leve e fluída já gostei bastante...com certeza eu leria ele sim e ameeei essa capa!!!!!

      http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-quarto-dia-sarah-lotz.html#comment-form

      ResponderExcluir
    13. Helloo, Giovana! Tudo numa nice?!
      Eu já conheço a editora e acho tudo nela muito fofo. Alguns títulos mais que outros me vi interessada. Todo mundo da Coerência parece muito amistoso e dedicado com os autores nacionais. Eu já tinha visto esse livro, mas não me interessara bastante pela premissa. Estou meio que me afundando cada vez mais em fantasia. É uma pena que os personagens secundários não tenham sido tão aprofundados. Só tem 196 páginas e se justifica por isso, talvez. Ótima resenha, bem conduzida e escrita.
      Beijin...

      ResponderExcluir
    14. Oi Giovana, eu não conhecia o livro ainda e adorei ver a sua resenha. Parece ser um livro super leve e divertido, esses juvenis que eu adoro! fiquei bem curiosa com a trama e com toda certeza entrou para a minha lista!

      Beijos

      ResponderExcluir
    15. Não sou muito fã de romances, mas gostei do plot desse. Parece ser uma leitura leve e agradável. Acho que seria uma boa pedida praqueles momentos onde estamos de ressaca literária. Gostei da dica.

      ;D
      Nelmaliana Oliveira

      ResponderExcluir
    16. Oie!
      Não conheço a editora e nunca tinha ouvido falar no livro. Apesar dele abordar um assunto importante que é o homossexualismo. Romance não é um gênero que me atraia muito. Principalmente quando é juvenil. Acho que já oassei dessa fase.
      Vou deixar a dica passar.
      Bj

      ResponderExcluir
    17. Menina, eu não conhecia essa editora, acredita? Mas olha, gostei da premissa do livro. Parece ser um pouco polêmico, o que considero bom. Gosto de livros que trazem à tona aqueles assuntos que incomodam e desacomodam. Acho muito muito importante que se discuta mais e que se leia mais sobre homossexualidade.

      Tatiana

      ResponderExcluir