• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Mar Noturno



    Uma porta. Aos olhos de Daniel, uma porta comum, completamente inerte. Aos olhos de Clara, a passagem para uma nova vida. Uma vida composta por tribulações, desgraças e sofrimento. Sua tentativa de avisá-lo sobre o perigo que o aguarda é frustrada. Tudo o que Daniel quer é entrar naquele porão, para ele, inofensivo. Seguindo seu desejo, Daniel infiltra-se na densa escuridão do local.
    A partir daí, inicia-se uma fase de desconstrução em sua vida, revelando o erro por ele cometido. Uma batalha é travada. De um lado, uma maldição, extraindo cada gota de felicidade que possa haver em seu ser. Do outro, Daniel, vendo a vida desabar à sua frente, sabendo que pode mudar tudo isso com apenas uma escolha.





    Uma coisa que eu adoro na Chiado é que seu catalogo é muito vasto, eles tem livros de todos os tamanhos e gostos. Eu estava querendo ler algo diferente, pois estava muito na vibe de livros de romance, então dessa vez optei por um livro de suspense com uma pitadinha de sobrenatural.

    Em "Mar Noturno" conhecemos a historia de Daniel, um garoto que levava uma vida normal, estudava em um colégio renomado e tinha uma melhor amiga. Em um certo dia, ele acaba ouvindo uma conversa entre a diretora e a coordenadora de sua escola, e elas falam sobre um porão que ele nunca viu ou ouviu falar, e elas estavam apreensivas e com medo, e isso desperto a curiosidade de Daniel, então ele resolve procurar sobre esse tal porão. Ele encontra apenas um boato que algumas mortes ocorreram lá, porém ninguém nunca viu o local. Mas algumas coisas acontecem e ele encontra o bendito lugar, e contrariando a sua melhor amiga ele entra no local, mas depois de sair ele começa a ser assombrado pelo espirito da garota que morreu lá, e ela quer a vida de Daniel.

    "A curiosidade é algo que pode ser controlado, mas apenas se você quiser controla-la. Bem, ele não queria."

    O livro é narrado em terceira pessoa, então temos uma visão clara de todos os personagens, eu estou começando a me acostumar com a narrativa nesse ponto de vista e estou gostando bastante.

    O Daniel não é um daqueles protagonistas fodões, ele é apenas um garoto com uma vida comum, que definitivamente fez a maior besteira que ele poderia ter feito. Ele não foi um protagonista por qual eu me apeguei, mas foi muito interessante poder ter acompanhado ele nessa historia.

    A Clara é a melhor amiga do protagonista, e achei que a relação deles poderia ter sido melhor aprofundada, pois não parecia que eles eram melhores amigos. Podemos ver nas suas participações que ela é uma amiga dedicada e que esta preocupada com a situação de Daniel, ela as vezes tem alguns ataques, mas eu considerei bem normal nas situações em que eles estavam.

    Temos poucos personagens secundários e eles não tem grandes participações, eu acredito que o autor poderia ter introduzido melhor alguns personagens, como os pais de Daniel. a Diretora e a Coordenadora do colégio.

    "Lembre-se de uma coisa, Daniel: a principal diferença entre um homem inteligente e um homem sábio é que o inteligente tem a capacidade de compreender o que é dito; já o sábio tem a capacidade de praticar o que é compreendido. Agora me responda, você possui inteligência ou sabedoria?" 

    Eu solicitei o livro meio no escuro, pois a sinopse não fala muito sobre a historia, e nos deixa bem curiosos para nos aprofundar nessa trama. Ele realmente foi algo que me tirou da minha zona de conforto, eu não esperava alguns acontecimentos e a historia não ficou clichê. Porém, eu acredito que a historia poderia ter sido melhor desenvolvida, tanto a morte da Gerciara (a garota que morreu no porão) quanto a historia do Daniel.

    A leitura do livro foi bem rápida, o que de certa forma me surpreendeu, pois normalmente eu tenho demorado três/quatro dias para terminar um livro, e esse eu consegui ler em apenas um. Apesar dos furos da historia, eu a achei bem original e com alguns pontos bem criativos, e o final me pegou de surpresa, aquilo era a ultima coisa que eu esperava.

    O livro traz algumas mensagens que eu considero muito importantes, como aprender a ouvir os outros, pensar antes de fazer algo, e também sobre o bullying, mesmo que esse ultimo tenha sido pouco abordado.

    A capa do livro foi a primeira coisa que me chamou a atenção, e acredito que de certa forma foi ela que me fez solicitar o livro. As páginas são amarelas e as letras estão grandes, o que facilita a leitura. Eu encontrei alguns erros de pontuação, mas não é nada que atrapalhe a leitura e que uma segunda revisão não resolva.

    O livro não foi tudo aquilo que eu esperava, mas foi uma leitura agradável e diferente, e que me tirou da minha ressaca literária. A historia não vai para a minha lista de favoritos, mas é um livro que eu recomendo.


    Editora: Chiado
    Autor: Neyvile Lucas
    Páginas: 250

    Onde comprar: Chiado  Livraria Cultura

    24 comentários:

    1. Oooi! Tudo bem?

      Sinceramente, eu não entendo a curiosidade desses personagens nos livros. Ok que é necessário para o desenvolvimento da história, mas se eu escuto o pessoal do meu colégio falando sobre um lugar que causa medo neles, eu vou é me manter bem longe! Quanto à narrativa, eu não tenho muito uma preferida, depende da história contada. Em algumas a em terceira pessoa é melhor porque nos dá uma visão mais ampla do que está acontecendo, mas em outros a primeira faz com que a gente se envolva mais por expor os pensamentos do protagonista. Em livros assim, com uma pitada de suspense/terror, eu costumo preferir em primeira, porque faz com que eu fique mais imersa na história. Apesar dos personagens não muito bem desenvolvidos, me interessei por ser bem diferente do que costumo ler e pelos temas abordados. A capa chama a atenção mesmo!

      Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. OI Giovana, eu gosto bastante desse gênero, claro que se for bem desenvolvido, afinal de contas existem muitas tramas envolvendo o sobrenatural e o mistério. Eu também já me acostumei com a narrativa em terceira pessoa, mas ainda prefiro a primeira pessoa. Bom, que bom que essa leitura foi agradável para você, apesar dos pontos negativos.
      Beijos, Fer

      ResponderExcluir
    3. Gostei da premissa do livro. Parece ser bem diferente mesmo, mas gosto do gênero. Que pena que o livro não desenvolveu bem os personagens secundários, mas adorei as mensagens que o livro passa, mesmo com os pontos negativos que você falou. Também tô aprendendo a gosta de livros na terceira pessoa, haha. Vou colocar na minha wishlist e assim que tiver a oportunidade, lerei.

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    4. Oi,tudo bem?
      Assim como o personagem sou extremamente curiosa,mas acho que no meu lado medroso sempre vence as disputas haha.
      Ultimamente também tenho me sentido bem mais à vontade com narrativas em terceira pessoa,já as acho mais familiar.
      Sobre o livro: não sei de consegui ser cativada. Talvez a história seja realmente boa,mas não tive minha atenção prendida por ela.
      Bjs!

      www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    5. Oi, achei a premissa bem interessante e sei que a Chiado Editora só tem livros interessantes e alguns até diferentes do habitual. Adorei sua resenha, mesmo a leitura não sendo tudo aquilo que você esperava, acho que no fim vale a pena sair um pouco da zona de conforto ou da vibe que a gente tá indo.
      bjus
      http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oiii, tudo bem?
      Eu gosto muito dos livros da Chiado, mas este livro eu realmente não conhecia no qual me deixou bem animada para realizar a leitura. Só acho que faltou a foto do livro, só se por acaso você leu em e-book hahaha mas, eu gostei muito da sua sinceridade, também ficaria curiosa em relação a sinopse.
      Beijão

      ResponderExcluir
    7. Olá,

      A chiado tem realmente trazido coisas bem legais. Esse livro tem uma capa bem legal e a premissa me lembrou um filme da sessão da tarde (não que isso seja ruim). Achei bem legal tudo e como a leitura fluiu bem pra você, acho que seria perfeito para se ler em um dia que a gente quer ler algo mais leve. Adorei a sua resenha.

      Ps.: Eu amo a narrativa em terceira pessoa, rs.

      Beijo!

      ResponderExcluir
    8. Oi Giovana, tudo bem?
      Não conhecia o livro, mas achei a premissa dele bem interessante!
      Ele tem um clima de suspense e sobrenatural que é algo que adoro em minhas leituras!
      Que bom que a leitura tenha te agradado, mesmo você achando que alguns pontos da história poderiam terem sido desenvolvidos melhor.
      Fiquei curiosa com essa história e quando tiver uma oportunidade quero ler!

      Beijos :*
      http://www.livrosesonhos.com/

      ResponderExcluir
    9. Amiga gostei bastante da trama do livro, mas me fala uma coisa, é terror por acaso? Porque eu sou super medrosa rs
      Mas se tiver mistério e um suspense eu até me arrisco.
      Eu não sei o que ler da Chiado Editora. Já faz um tempo que não leio nada deles viu?! Mas espero poder conhecer esse livro. Adorei tudo que você colocou em sua resenha e achei muito bom sabe? Apesar de alguns pontos não terem sido tão bem abordados, mas pelo menos a estória compensou de alguma forma. Espero poder ler também, mas me responde a pergunta ai em cima ok? rs

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

      ResponderExcluir
    10. Oi *--*

      Nossa leu rapinho mesmo heim, geralmente consigo esse tempo quando estou adorando o livro, o que não foi o caso já que ele foi só agradável para você. Acho que gostaria de ler sim esse livro, principalmente por ser bem fácil e fluido, quem não gosta de ficar preso numa boa estória, não é mesmo?

      Bjos
      rillismo.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. Curti muito a premissa desse livro! Adoro coisas sobrenaturais, e com suspense fica melhor ainda <3
      Apesar de você não ter gostado tanto, ele chamou a minha atenção, principalmente pela sua leitura rápida. Ok que 250 páginas é um livro curto, mas eu acho que levaria pelo menos dois dias para ler, rs.

      Abraço!
      Mago e Vidro
      | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

      ResponderExcluir
    12. Oi Giovanna, ainda não tinha ouvido falar do livro e ao contrario de você, a capa não me chamou a atenção em um primeiro momento. Achei interessante as mensagens que você falou que o livro traz e fiquei um pouco curiosa quando ao enredo completo. espero poder conferir em breve!!!
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    13. Olá.
      Não conhecia a história, mas gostei bastante a premissa do livro. É bem legal quando o autor nos deixa no escuro, assim a leitura fica mais eletrizante e ficamos com bastante expectativas sobre o livro. Apesar do livro ter alguns poréns e não ser o que você esperava, vejo que você gostou bastante da história e que teve alguns pontos positivos.
      Amei sua resenha.
      Beijos!
      http://www.anebee.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Oi
      A chiado tem uma catálogo muito diversificado mesmo.
      A primeira vista, não leria o livro. Mas com a sua resenha, daria uma oportunidade sim, mas sem muita expectativa. Gostei do personagem ser um garoto normal, isso aproxima o leitor.
      Gostei de conhecer o livro e adorei a resenha.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    15. Olá linda,

      A Chiado tem uma variedade incrível de livros que fica até difícil escolher um para ler haha. Estou até finalizando um de fantasia que é maravilhoso e vou solicitar um romance.

      Normalmente os personagens adoram serem teimosos e se enfiarem em perigosas aventuras rsrs, por isso gostamos deles haha.

      Beijos,
      poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    16. Oie, gostei da temática do livro, parece bem interessante, e esse título também já me atraiu, dá um tom de mistério muito grande. Nossa, o espírito de uma garota que morreu lá assombrando o Daniel, isso me dá arrepios e mais vontade de ler ainda, fiquei curiosa em saber como ela morreu, mas você já comentou que isso não foi aprofundado, então talvez seja algo que me frustre. Mesmo não entrando na sua lista de favoritos, quero conferir.

      ResponderExcluir
    17. Oiii!

      A capa é liiiinda!!!
      Eu acho que você saiu no lucro ainda, pois não conhecia bem o enredo e fez uma leitura proveitosa. Gostei bastante, do enredo mesmo não sendo o melhor e não me atraindo taaanto assim, fiquei curiosa para conhecer a escrita!

      Sua resenha está simples e sucinta, gostei bastante!

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    18. OLa, terminei meu livro, é uma fantasia moderna, se interessar algum dos blogs uma leitura beta pode me contatar no meu email. diego.p.sousa13@gmail.com

      ResponderExcluir
    19. Olá Giovana,
      Também gosto disso na Chiado, o catálogo deles é bastante variado mesmo.
      Achei a premissa do livro interessante e fiquei um pouco chateada que ele não tenha sido tudo o que você estava imaginando, é bem ruim isso, não é?
      Mas, pelo menos, te tirou de uma ressaca.
      Beijos,
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    20. Oi.

      Eu concordo com o comentário da Amanda, se ouvisse falar de um lugar assim eu estaria a KM de distância. A capa foi a que mais me chamou a atenção, mais do que a sinopse. Apesar de ficar curiosa com a premissa, não seria um leitura para agora. Se algum dia vir a ler, será um pouco mais pra frente.

      Beijos.

      ResponderExcluir
    21. Entendi vários nada da sinopse, mas gostei da premissa que você apresentou, principalmente por ter apenas uma pitada de sobrenatural. A capa do livro é bem legal e também consegue não ser, e pra que essa curiosidade do carinha??

      http://deiumjeito.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    22. Olá!

      A Chiado tem mesmo um catalogo vasto e diversificado, um dos motivos para eu amar a editora. Náo conhecia esse livro, mas a estoria me parece interessante, apesar que me da um pouco de medo por der umnpouco de terror. Mas deve ser legal não ter um protagonista fodão quebvai dar uma de Dean Winchester e exterminar o fantasma da guria kkkk vou pensar se futuramente peço esse livro para a Chiado

      Beijinhos!
      Cantinho Cult

      ResponderExcluir
    23. Oi!!
      Suspense com pitada de sobrenatural humm os olhos já estão arregalados, adoro issoo.
      Personagem curiosa, isso sempre faz com que algo aconteça, claro que ele não ia sossegar até descobrir algo e pelo visto o que descobriu é um tanto aterrorizante, imagina ser assombrado por um fantasma que quer a sua vida, ainnn eu quero ler esse livro.
      Final surpreendente inimaginável e eu aqui me roendo para saber mais rsrs.
      Beijão!
      Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

      ResponderExcluir
    24. Oi, tudo bem?
      Assim como você adoro o fato da Chiado ter um catálogo bem vasto e apesar de não ser mais parceira, adoro a editora kkkk Bom, esse livro eu nunca tinha lido nada sobre e confesso que não faz muito o meu estilo, mas gostei de saber alguns pontos, como por exemplo o personagem não ser daqueles tipo fodões, eles me irritam kkkk

      Beijos :*

      ResponderExcluir