• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: Os Quase Completos


    O Quase Doutor é um renomado cardiologista que passa os dias em um hospital, mas no fundo é um artista frustrado. A Quase Viúva é uma professora que está de licença do trabalho para ficar com o noivo, em coma após um grave acidente. O Quase Repórter é um jornalista decepcionado com a profissão que sofre há mais de um ano pelo suicídio da esposa. A princípio, a única coisa que essas pessoas têm em comum é a sensação de incompletude e de desilusão com a vida.
    Até que, um dia, o Quase Doutor é persuadido por um velho desconhecido a embarcar com ele em um ônibus rumo a uma jornada para se reconciliar com seu passado. Logo a viagem se transforma em uma aventura extraordinária e, em meio a fenômenos como uma chuva de estrelas cadentes, ele precisa fazer escolhas que mudarão seu destino para sempre.
    Enquanto isso, eventos misteriosos levam a Quase Viúva a suspeitar que alguém dentro do hospital quer matar seu noivo e uma pesquisa minuciosa do Quase Repórter revela que sua esposa pode ter sido assassinada. Quando os dois tentam descobrir a verdade sobre seus amados, tudo leva a crer que a resposta está dentro do ônibus do Quase Doutor.
    Reunidos num lugar que nunca imaginaram existir, os três serão forçados a enfrentar seus maiores medos e verão que, para se tornarem completos, precisarão encarar a batalha mais difícil de todas: aquela que travamos com nós mesmos.

    Quando eu solicitei o "Os quase completos" eu já esperava uma história que iria me cativar e me fazer refletir, afinal na própria sinopse você já fica impactado.

    No livro conhecemos a história de vários personagens diferentes, temos uma quase viuvá, um quase repórter e um quase doutor, todos de certa forma incompletos, seja pela falta de alguém que amam ou pelo fato de que estão infelizes com sua vida atual. Eu particularmente acredito que a historia seria muito mais dinâmica e surpreendente se você souber o menos possivel dela, então não vou entrar em detalhes na historia.

    A jornada interior deles é o que mais se destacou no livro, eles estavam infelizes com o modo que viviam a vida, mas estavam em uma comodidade tao grande que não davam um passo para mudar. De certa forma eu me identifiquei muito com todos os personagens, mas principalmente, com o quase artista. Ele tinha uma carreira sólida na medicina, mas seu sonho sempre foi se tornar um artista. Por obra do acaso ou do destino ele embarca em um ônibus com outras pessoas que estão em uma situação parecidas com ele e passa a questionar tudo o que ele viveu até agora.

    "Nunca se limite ao "quase". Não há nada mais deprimente do que beirar um sonho e jamais alcança-lo. A arte é o que te completa. O que te preenche. Isso quer dizer que se você escolher ser um "quase artista", você sempre será um "quase completo". E, seno um "quase completo", você será sempre um quase feliz."

    A escrita do autor é intensa e deliciosa, a cada pagina novas coisas aconteciam. De maneira geral o livro me agradou muito e me trouxe profundas reflexões, mas em alguns momentos eu senti que o autor se perdeu um pouco já história, ela acaba indo por rumos que eu não imaginava e que em alguns momentos não fazia muito sentindo, mas no final tudo se encaixou e a historia caminhou para um desfecho que me marcou bastante. 

    Quantas vezes nos sentimos satisfeitos com um quase? Com quase ter tirado um dez na prova, com um quase namorado, uma quase faculdade que você queira ou até mesmo com quase amigos?

    Por muitos momentos nos satisfazemos apenas com isso, seja por medo de perder algo ou apenas por comodidade mesmo, esse livro é um verdadeiro tapa na cara das pessoas que deixam as coisas quase completas, como eu. Com certeza é uma leitura que me marcou muito e que eu recomendo.

    "O grande defeito dos seres humanos está em ter mais medo de alcançar seus sonhos do que vontade de conquistá-los.


    11 comentários:

    1. Achei muito bacana a proposta da trama,sem falar que reflete muito bem essa história do "quase" e é legal ver como as coisas se interligam na história
      Os quotes foram muito bem escolhidos.

      ResponderExcluir
    2. Oi Gio, tudo bem? Quando vejo resenha sobre esse livro a impressão que tenho é que os comentários negativos são bem maiores que o positivos, não entendo muito bem o porque, afinal a obra tem uma premissa incrível né, acho que só lendo para entender, em todo caso, sua resenha me deixou atenta para outras coisas bastante importantes também.

      ResponderExcluir
    3. Oi Gih!
      Tenho muita curiosidade nesse livro, li resenhas que amaram e outras que odiaram e isso me deixa bem dividida. A premissa parece ótima, mas para dar certo precisa ser bem desenvolvida né?
      Bjs!

      ResponderExcluir
    4. Oi Giovana.

      Eu tenho vontade de ler este livro, mas ainda não tive a chance de conhecer a história. Pela sua opinião e sabendo que a leitura é intensa e deliciosa, com certeza eu vou adicionar na meta de leitura. Parabéns pela resenha.

      Bjos
      https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    5. Gosto muito da ideia de chamar os personagens de Quase alguma coisa, acho que dá um tom legal para o livro. Fiquei bastante interessada na história.
      Beijos
      Mari
      Pequenos Retalhos

      ResponderExcluir
    6. cara, tanta gente fala desse livro no meu feed do ig, mas nunca tinha parado pra ler a resenha mesmo sabe? Cara, adorei a proposta, achei sensacional! quero muito ler, essa coisa do "Quase" define muito a minha vida, não que eu me orgulhe disso kkkk

      Parabéns pela resenha!

      ResponderExcluir
    7. Olá, tudo bom?
      Já tinha visto essa capa por aí mas nunca tinha parado para conhecer a sinopse! Confesso que curti muito a premissa e adorei esse questionamento de quantas vezes nos contentamos com os 'quase'. Confesso que já me identifiquei mesmo antes de ler e saber o quanto gostou só me deixou ainda mais curiosa pela leitura. Dica anotada! ♥
      Beijos!

      ResponderExcluir
    8. Oi.

      Gostei bastante da sua resenha, principalmente quando você fala sobre a comodidade deles e não fazer nada para mudar. Confesso que às vezes me sinto que nem este personagem e até mesmo é compreensível tudo o que acontece. Já me deixou bem curiosa para comprar urgente este livro!

      Beijos,
      Blog PS Amo Leitura

      ResponderExcluir
    9. Adorei ler a sua resenha, achei ótimo vc não contar muito da história, mas mesmo assim nos fazer ter uma ideia bacana do que esperar do livro... Sinto que ele traz muitas lições e com certeza nos faz refletir durante a leitura!

      ResponderExcluir
    10. Oi Gio!
      Eu tentei bravamente ler esse livro, mas comigo ele não fluiu, apesar de conseguir captar a mensagem do autor com a insatisfação e as coisas que deixamos de fazer por nós mesmos tudo me pareceu fantasioso demais! Mas fico feliz que tenha gostado

      Beijokas

      ResponderExcluir
    11. Olá, tudo bem? Só conhecia o livro por capa, mas agora lendo sua resenha vi que ele tem mesmo suas partes que nos faz pensar, a refletir. Gosto disso, por isso dica anotada! Que bom que a leitura se tornou marcante para você. Adorei!
      Beijos,
      http://diariasleituras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir