• Início
  • Resenhas
  • Críticas
  • Autores Parceiros
  • Vídeos
  • Contato
  • Resenha: O Voo da Vespa

    Freya é o nome da deusa nórdica do amor. Também é o codinome da mais recente invenção nazista, de acordo com uma mensagem interceptada pelas forças aliadas. A inteligência britânica desconfia que é graças a ela que os alemães estão conseguindo abater os bombardeiros ingleses a uma velocidade tão alarmante. Hermia Mount, uma analista do MI6, é recrutada para ajudar a descobrir qual é essa nova arma. Tendo morado a vida inteira na Dinamarca, ela possui contatos valiosos que poderão auxiliá-la em sua missão. Do outro lado do mar do Norte, numa ilha dinamarquesa ocupada pelos alemães, o estudante Harald Olufsen descobre uma instalação estranha dentro da base militar nazista. Ele não sabe o que é, mas não se parece com nada que já tenha visto, e ele precisa contar para alguém. Em Copenhague, o detetive Peter Flemming colabora com os alemães para desvendar quem está repassando informações de dentro do país nórdico para os aliados britânicos. Numa Europa praticamente dominada pela Alemanha, a vida dessas três pessoas se entrelaça de forma irreversível, e quando um decrépito avião bimotor se transforma no único meio de fazer a verdade chegar até as forças aliadas, o destino delas poderá mudar o rumo da guerra - e da história

    O voo da vespa é uma história ambientada na Segunda Guerra mundial, e como o próprio livro diz em suas primeiras páginas “Parte do que se segue realmente aconteceu”. E por se tratar de fatos reais, a quantidade de personagens que compõe a história pode ser um problema de início, cada um tem seu papel importante para os fatos e lembrar de cada um fica meio complicado. 

    Nesse livro, vemos o tema da segunda guerra vista longe dos campos de batalha. O foco é a espionagem e como pessoas da inteligência trabalhavam para estar sempre um passo a frente do inimigo, ou como uma arma secreta poderia ser a peça chave para um desfecho. Que é o caso de Freya, codinome dado para a arma secreta nazista contra-ataques aéreos. 

    Como dito, há muitos personagens, mas todos são muito bem representados e humanizados. Um bom exemplo é o detetive Peter Flemming, que ora me cativava com seu senso de justiça ora me irritava em certas decisões. E tambem Hermia Mount, que é uma espiã de um grupo chamado Vigilantes Noturnos. O modo como Hermia se porta, mesmo sendo da década de 40, nos faz refleti bastante sobre o quanto inteligência e determinação de nada valia se você for uma mulher em épocas como essa. 


    Existem muitos outros personagens que eu poderia citar, mas dado ao fato que realmente há muitos, é melhor deixar para que vocês mesmo descubram o papel de cada um no livro. 

    Algo importante de ressaltar é o quanto o autor se aprofundou nos detalhes históricos e culturais para escrever O voo da vespa. Seja nos costumes da Dinamarca ou nas apresentações de aparelhos e máquinas da época, tudo é muito bem real na discrição, o que mostra o empenho de Ken Follet para escrever algo realmente concreto. 

    Para quem gosta de livros com tema de espionagem ou ambientados na Segunda Guerra, O voo da vespa é uma ótima escolha.


    13 comentários:

    1. Oi Giovana.

      Eu não tenho muito hábito de ler livro com tema de espionagem, mas o pouco que li são maravilhosos. Já com cenários na Segunda Guerra Mundial, eu adoro e sabendo pela sua resenha que este livro contém os dois temas, não resta duvidas que preciso ler este livro logo. Sua resenha me deixou bem curiosa por ele. Dica anotada.

      Bjos
      http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Nunca li nada do Follett, mas conheço sua fama, então a cada resenha que vejo é um novo livro que quero ler. Esse em
      especial me chama a atenção devido a ambientação e claro que fiquei curiosa para conhecer o detetive Peter Flemmning, então é recomendação anotada.

      Abraços.
      https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Olá
      Adorei sua resenha!
      Já li esse livro e gostei demais, na minha opinião, o que mais me chamou a atenção foi a construção dos personagens e a pesquisa do autor sobre aeronaves.
      Bjo

      ResponderExcluir
    4. Olá
      Eu ainda não li nada desse autor, mas vejo resenhas ótimas sobre e muitos elogios sobre sua escrita que sempre fico morrendo de vontade de conferir e tirar minhas próprias conclusões. Adorei sua resenha e estou seguindo o blog!
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Olá tudo bem acredito que seria uma boa leitura abordando temáticas que gosto muito adorei sua resenha beijos!

      ResponderExcluir
    6. Confesso que ainda não li nada desse autor, mas todos elogiam a escrita e o enredo dele. Apesar de eu gostar de história, não costumo ler romances históricos. Mas a dica com certeza foi boa.
      Foi ótimo saber que nesse mar de personagens alguns tiveram destaque para você, muito bom quando essa conexão acontece. Já li livros onde não consegui me indentificar nem me apegar a personagem nenhum e acabou sendo uma tortura concluir a leitura.
      Interessante saber que a realidade da mulher na época também tem espaço nesse livro.
      Parabéns pela leitura, pela resenha e valeu pela dica.

      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
    7. Olá, tudo bem? Estou há um tempo para ler algo do Ken, pois sempre falam muito bem dos livros deles. Além do mais, amo livros ambientados em períodos históricos e bem escritos, por isso O Voo da Vespa já estava entre meus desejados tem tempo. Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda em conhecê-lo. Adorei!
      Beijos,
      http://diariasleituras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Livros que têm guerras com pano de fundo não costumam chamar tanto minha atenção, mas o fato de ter um toque de espionagem já me deixa interessado. Fiquei um pouco desanimado em relação aos detalhes históricos, mas vou ter que ler para tirar minha conclusões.

      Abraço!

      ResponderExcluir
    9. Gosto de livros que se passam na Segunda Guerra Mundial e saber que esse foge do mais comum e traz essa visão diferente já me chamou atenção... Adorei ler a sua resenha e anotei a dica!

      ResponderExcluir
    10. Oi!
      Ainda não li nada do autor, mas meu primo é viciado! Ele curte bastante. Eu fiquei bem interessada nesse livro que tem a temática da Segunda Guerra Mundial. Vou deixar sua dica anotada.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    11. Achei muito legal o autor ter se aprofundado em detalhes históricos e culturais o que enriquece muito a trama. O voo da vespa já foi para minha lista de desejados graças a sua resenha.

      Bjo
      Tânia Bueno

      ResponderExcluir
    12. Olá Giovana,
      Ainda não li nada desse autor, mas tenho alguns livros em casa para ler. O que mais chama minha atenção nas obras dele é como ele parece se aprofundar com propriedade nos temas históricos desse livro. Como eu gosto de SGM, fiquei bem curiosa para saber o que vou achar. É muito interessante já saber que o livro traz esse tema tão complexo num local que não é muito representado: longe dos campos de concentração.
      Vou anotar a dica.
      Beijos

      ResponderExcluir